Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2024

Justiça revoga punição a psicólogo que fazia regressão a vidas passadas

Publicado por Expresso da Notícia
há 17 anos

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região negou provimento à apelação do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP/SC) e manteve a decisão que revogou pena de advertência imposta ao psicólogo Antônio Alfredo Veiga da Silva pela prática de psicologia transpessoal. Segundo o Conselho, tal penalidade foi imposta por considerar que a terapia baseada em vidas passadas praticada por Silva era um desvio do exercício profissional.

Segundo o CRP, este estaria infringindo os dispositivos do Código de Ética Profissional dos Psicólogos.Após ter registrada a penalidade em seu prontuário profissional, Silva ajuizou uma ação na Justiça Federal de Florianópolis. Segundo ele, a decisão é inconstitucional, pois posteriormente à punição, o Conselho aprovou plenamente o conteúdo transpessoal elaborado por ele para o currículo da Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC).

A CRP/SC recorreu ao TRF após a decisão da JF de anular o ato administrativo. Entretanto, o relator do processo, desembargador federal Edgard Antônio Lippmann Jr., entendeu que a aceitação do material didático elaborado por Silva pelo Conselho "equivale a ter admitido, no processo, como incontroverso, o conteúdo ético, em discordância da decisão punitiva, que o julgou antiético".

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1670
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-revoga-punicao-a-psicologo-que-fazia-regressao-a-vidas-passadas/141600

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

Em que consiste a coação moral irresistível?

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 10 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

O direito de arrependimento e os contratos bancários

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)