O direito de arrependimento e os contratos bancários
O Superior Tribunal de Justiça proferiu uma importante decisão sobre a aplicação do Código de Defesa do Consumidor e contratos celebrados fora da agência bancária.
A aplicabilidade do CDC às relações de natureza bancária está sedimentada desde 2004 (Súmula 297: “O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras.”), mas no julgamento do REsp 930.351, a 3ª Turma do STJ reconheceu o direito de arrependimento do tomador de financiamento garantido por alienação fiduciária, desde que exercido dentro dos sete dias subsequentes à contratação, na forma do artigo 49 da lei consumerista.
Mais do que isso, atestou como indevido o pedido de busca e apreensão do veículo formalizado pela instituição financeira a partir deste contrato do qual desistiu o adquirente comprador.
Consumidor. Recurso Especial. Ação de busca e apreensão. Aplicação do CDC às instituições financeiras. Súmula 297/STJ. Contrato celebrado fora do estabelecimento comercial. Direito de arrependimento manifestado no sexto dia após a assinatura do contrato. Prazo legal de sete dias. Art. 49 do CDC. Ação de busca e apreensão baseada em contrato resolvido por cláusula de arrependimento. Improcedência do pedido.(...)
- É facultado ao consumidor desistir do contrato de financiamento, no prazo de 7 (sete) dias, a contar da sua assinatura, quando a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, nos termos do art. 49 do CDC.
- Após a notificação da instituição financeira, a cláusula de arrependimento, implícita no contrato de financiamento, deve ser interpretada como causa de resolução tácita do contrato, com a consequência de restabelecer as partes ao estado anterior. (...)
No caso examinado, o consumidor notificou a instituição bancária acerca do arrependimento do negócio e o banco se defendeu alegando que os valores que estava cobrando e que se relacionavam à busca e apreensão já haviam sido repassadas à concessionária de veículos onde o bem havia sido adquirido.
O julgamento é relevante, haja vista que não são raras as vendas de produtos bancários por telefone ou fora da agência bancária, quando muitas vezes há uma situação que pode induzir o consumidor em erro ou confusão, além de fixação de condições que podem não ficar claras ou trazerem um conteúdo abusivo, bem como na hipótese de se descobrir que o mesmo produto poderia ter sido adquirido com um custo muito mais baixo junto a outra instituição financeira.
Por fim, cumpre notar que ultrapassado o prazo de sete dias, encerra-se o direito de arrependimento que conduz à resolução contratual unilateral por parte do consumidor. Nesses casos, então, as hipóteses de rescisão do contrato firmado poderão ser examinadas à luz da legislação civil e consumerista, mas requerem exame do Poder Judiciário.
Rafael Cotlinski Canzan - OAB/PR 31.570
1 Comentário
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Renovação contrato bancário via fone , os meus sete dias deu no sábado e domingo , banco não funciona,sábado ou domingo , segunda dia 7 dia cidade de varginha é feriado , procurei voltar ao contrato antigo e me disseram que a referida renegociação tinha expirada . E não foi isto que fizemos com a gerente de São Paulo rede de Banco ITAU com a Luana Costódia . Renegociou meu contrato de um cartão que era de 4.000 reais número do contrato:000578821890000 eram 20 prestações de 1.155,91, tínhamos pago 10 prestações ,nesta renegociação não desconsideram as prestações pagas , e fizeram este novo montante de 60 prestações esse contrato foi foi feito uma renovação com outro número de contrato :000317800245951 com 60 prestações de 1.162.62 no total estamos sustentando o BANCO ITAU com mais de 69.757.20 tínhamos , acordamos em tempo . Eles não querem largar a mão deste contratode renovação e não querem nos deixar no
primeiro contrato .Estamos no prazo correto , .Foram feito no final da tarde do dia 26 , e recebi o contrato pelo email dia 30 e fizemos uma leitura e descobrimos este absurdo de erro. Protocolo da tentativa de revés : 72329436. Banco ITAÚ , tem que ter o Título de maior arrecadador do mundo com bilhões na frente de outros concorrentes . Estou colocando na Internet , vou pra justiça. Vou brigar até os últimos fios de cabelo . Isto é injusto . Eu contexto e protesto e sem pretexto a não ser o da justiça.É muita maldade com o cliente José Valter Tavares , um senhor de idade de 70 anos , doente e ser cliente deste banco a muitos anos e passar por esse tipo de injustiça . Isto é com os idosos . É fácil de passar para trás . Vamos ver na justiça . Dia de domingo nada funciona. continuar lendo