Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pedido de indenização por tortura durante regime militar é imprescritível

    Publicado por Última Instância
    há 16 anos

    Os pedidos de indenização por danos decorrentes de tortura durante o regime militar não prescrevem. Ao negar dois recursos da União, a 2ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) reafirmou o entendimento já consolidado de que a prescrição de cinco anos não é válida em casos que buscam a reparação decorrentes de atos de tortura por motivo político ou de qualquer outra espécie.

    Os recursos da União tentavam reverter decisão individual do relator, ministro Mauro Campbell Marques, que já havia reconhecido a imprescritibilidade dos danos morais resultantes de tortura no regime militar.

    A União tentava fazer valer o prazo prescricional de cinco anos previsto no Decreto 20.910 /32. Alegava ainda que a ...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-de-indenizacao-por-tortura-durante-regime-militar-e-imprescritivel/144760

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)