Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão mantém candidata com seqüelas de hanseníase em lista de portadores de necessidades especiais

    Publicado por InfoJus Brasil
    há 15 anos

    O Conselho Especial do TJDFT concedeu a segurança para que uma portadora de seqüelas de hanseníase seja mantida na lista dos aprovados portadores de necessidades especiais no concurso público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para o cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária. A liminar foi concedida por maioria de votos em julgamento realizado nesta terça-feira, dia 4.

    A candidata concorreu às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, tendo ficado na 8ª colocação. Porém, ao ser submetida à perícia médica com equipe multiprofissional composta por membros do Cespe/UnB e do TJDFT, não foi considerada deficiente, motivo pelo qual ingressou com mandado de segurança requerendo sua manutenção na lista dos aprovados portadores de necessidades especiais.

    Relatórios médicos juntados ao processo afirmam ser a candidata portadora de seqüelas de hanseníase e de males decorrentes da fibromialgia. Segundo um dos laudos, a paciente apresenta "incapacidade funcional significativa", tratando-se de deficiência física adquirida, "considerada permanente à luz dos conhecimentos atuais". Outro relatório médico afirma ser a paciente portadora de seqüelas no membro superior direito.

    O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios proferiu parecer favorável à concessão da liminar. De acordo com o Ministério Público, não se pode esquecer que as limitações da candidata criam barreiras físicas e psicológicas na disputa de oportunidades no mercado de trabalho. "O benefício de reserva de vagas tem por objetivo, justamente, compensar estas situações", afirma o parecer ministerial.

    A maioria dos desembargadores entendeu que as limitações físicas sofridas pela candidata em razão de sua doença se enquadram no artigo , inciso I, do Decreto N. 3.298/99, que considera deficiência "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano".

    Nº do processo: 2008.00.2.006245-2

    • Sobre o autoro portal dos Oficiais de Justiça
    • Publicações801
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1330
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-mantem-candidata-com-sequelas-de-hanseniase-em-lista-de-portadores-de-necessidades-especiais/162544

    Informações relacionadas

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    DECISÃO: Reconhecida a condição de deficiente físico de candidato aprovado em concurso do Ibama com sequelas da hanseníase

    STF confirma decisão do TJDFT sobre vagas para deficientes em concursos

    Gerson Aragão, Defensor Público
    Artigoshá 7 anos

    Dúvida de concurseiro: Onde posso emitir o laudo médico para atestar deficiência?

    Henrique Lima, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Artrites, neuropatias, pinos, calcificações e deformidades nas articulações e a isenção do Imposto de Renda

    Peterson e Escobar Advogados, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Guia Completo sobre as cotas para PCD em Concursos Públicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)