Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anamatra prestigia instalação de comissão que discutirá fim da contribuição previdenciária para servidores inativos

    A diretora de aposentados da Anamatra, Cristina Ottoni Valero, participou hoje (7/4) da sessão de instalação da comissão especial da Câmara dos Deputados, destinada a analisar o fim da contribuição previdenciária para os servidores inativos, conforme prevê a Proposta e Emenda Constitucional (PEC) nº 555/2006. A presidente da Amatra 2 (SP), Sônia Lacerda, também esteve presente.

    A proposta, de autoria do ex-deputado Carlos Mota, propõe a revogação do art. da Emenda Constitucional nº 41/2003, extinguindo a cobrança da contribuição sobre os proventos de aposentados e pensionistas, com o objetivo de restabelecer a situação já consolidada antes da promulgação da Emenda. O pleito é pelo restabelecimento da situação de quem já era pensionista ou estava aposentado, ressalta nota técnica da Anamatra, entregue aos deputados integrantes da Comissão.

    A diretora de aposentados comemorou a instalação e afirmou que esse é um importante passo já que começam a contar os prazos para apresentação de emendas e relatórios, para posterior apreciação do plenário da Câmara.A Anamatra continuará na defesa pela aprovação dessa PEC para corrigir essa distorção a que foram submetidos os aposentados, ressaltou a magistrada.

    A comissão é formada por 17 titulares, em número igual ao de suplentes, e terá como presidente o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) na foto com a juíza Cristina Valero , e como relator o deputado Luiz Alberto (PT-BA). A escolha dos vice-presidentes será realizada na próxima sessão, que acontecerá no dia 14 de abril.

    O presidente da comissão ao afirmar que os aposentado vêm sendo os grandes injustiçados, disse que já tem se inteirado do assunto, e que inclusive já realizou um seminário sobre o tema em seu estado.

    Já o relator, deputado Luiz Alberto, ressaltou que estará atento para relatar a matéria que, segundo ele, é polêmica. Quero produzir um relatório que responda às expectativas dos servidores e do país, disse o parlamentar, ao registrar que pedirá a colaboração de todos que têm interesse em debater a questão, como as entidades que estavam na instalação da comissão, a exemplo da Anamatra.

    • Publicações30288
    • Seguidores632705
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anamatra-prestigia-instalacao-de-comissao-que-discutira-fim-da-contribuicao-previdenciaria-para-servidores-inativos/2145976

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)