Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    RECEITA DEFINE PERCENTUAL DE MULTAS EM CASO DE IRREGULARIDADES

    Publicado por LegisCenter
    há 14 anos
    Instrução Normativa publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (25) pela Receita Federal define o novo percentual de multa a ser aplicado nos casos de declaração de compensação não-homologada e de pedidos de ressarcimento indevidos.

    As regras estão em consonância com a Lei 12.249, de 11 de junho deste ano.

    Cada caso Em caso de declaração de compensação não-homologada, a multa será de 50% sobre o valor do crédito pleiteado, sendo que era de 75%.

    Porém, caso o valor tenha sido compensado indevidamente e se for comprovada falsidade na declaração apresentada pelo contribuinte, a multa permanece em 150% do valor declarado.

    Se o contribuinte não atender à intimação do Fisco para prestar esclarecimentos no período determinado, as penalidades sobem para 75% e 225%, respectivamente.

    Sobre os pedidos de ressarcimento indevidos, antes não havia multa, mas agora ela será de 50% sobre o crédito pleiteado, sendo que pode chegar a 100% na situação de ressarcimento obtido por meio de informação falsa.

    LEI Nº 12.249, DE 11/06/2010 (DO-U S1, DE 14/06/2010)

    • Publicações9017
    • Seguidores389817
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-define-percentual-de-multas-em-caso-de-irregularidades/2344989

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)