Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Tiririca, Romário, Bebeto e ex-BBB são eleitos

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 14 anos

    O palhaço Tiririca foi (PR-SP) eleito ontem o deputado federal mais votado do País. Até as 21h30 horas, com 95,4% das urnas apuradas, ele tinha mais de 1,2 milhão de votos (6,31% do total). Para efeito de comparação, Tiririca teve cerca de 450 mil votos a mais do que o candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio.

    Proporcionalmente, o candidato Reguffe , do Dist (PDT) rito Federal, foi o que teve o melhor desempenho, com 19,15% .(cerca de 250 mil votos) Nomes conhecidos da política nacional, como o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) e ACM Neto (DEM) também foram bem votados em seus Estados. Garotinho obteve 8,49% dos votos no Rio e ACM Neto teve quase 7% dos votos na Bahia.

    O deputado federal mais votado da história do País continua sendo Enéas Ferreira Carneiro, do Prona, que em 2002 foi eleito com 1 ,57 milhão de votos.

    Com sua expressiva votação, Tiririca arrasta pelo menos mais três deputados da coligação Juntos por São Paulo, composta por PT, PRB, PC do B, PT do B e PR. Nas vagas "abertas" por ele estavam, até as 21h30, Otoniel Lima , Vanderlei Siraque e o delegado Protógenes Queiroz .(PRB)(PT) A coligação da presidenciável Dilma Rousseff (PT) havia garantido 24 cadeiras na Câmara, dos quais 16 são petistas. Em 2006, a bancada paulista do PT foi de 14 deputados.

    A coligação PSDB, DEM e PPS, que apoia do candidato tucano José Serra, conseguiu 22 vagas. Confirmando as projeções, a candidata Bruna Furlan (PSDB), filha do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, foi a mais votada, com 262.208 votos até as 21h30. Aos 27 anos, ela desbancou veteranos puxadores de voto, como José Aníbal (PSDB). A coligação consegui 22 vagas na Câmara. Dessas, 14 foram conquistadas por candidatos tucanos. Nas eleições de 2006, a bancada do PSDB foi de 18 deputados.

    Pelo menos entre as bancadas paulistas, a provável configuração confirma as projeções feitas pelos institutos de pesquisas, que apontavam um crescimento do PT - e uma manutenção do número de cadeiras da coligação governista - e a perda de espaço dos dois principais partidos de oposição, PSDB e DEM.

    Medalhões

    Nomes tradicionais da política nacional e paulista conseguiram se reeleger. Fazem parte desse grupo, por exemplo, a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB), o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT), Arnaldo Faria de Sá (PTB), Ivan Valente (PSOL), José Aníbal (PSDB), Jilmar Tatto (PT) e Valdemar Costa Neto (PR).

    Mas a Câmara também terá novatos a partir de 2011. Umas das que tiveram maior votação foi a empresária Iolanda Miashiro Ota (PSB-SP). Mãe do garoto Ives Ota, assassinado por sequestradores em 1997, ela obteve pouco mais de 200 mil votos, ficando atrás apenas de Gabriel Chalita (PSB) na coligação Preste Atenção São Paulo - teve mais votos do que Luiza Erundina.

    Juiz eleitoral não recebe denúncia contra Tiririca

    O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, não recebeu ontem a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o candidato a deputado f (MPE) ederal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca .(coligação Juntos por São Paulo) Segundo o juiz, não há justa causa para a ação penal, uma vez que o TRE-SP, durante o processo de registro de candidatura, entendeu não haver qualquer causa de inelegibilidade do candidato, inclusive no que se refere à instrução mínima, ou seja, o não analfabetismo.

    Silveira afirmou que "a legislação eleitoral, desde a Constituição Federal até os atos infralegais, não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria, tanto que é preceito do próprio Estado democrático de Direito a pluralidade / diversidade, buscando-se evitar, inclusive, a formação de um elitismo no corpo dos membros dos poderes legislativo e executivo."

    Denúncia recebida

    No último dia 22, Silveira recebeu denúncia contra o candidato Tiririca por omissão da declaração de bens no pedido de registro de sua candidatura. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral com base no art. 350 do Código Eleitoral.

    Além das duas denúncias oferecidas pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral, tramita no Tribunal Reginal Eleitoral de São Pa (TRE) ulo um pedido de providências em relação ao deferimento do registro de candidatura de Tiririca. O pedido foi encaminhado para análise do Ministério Público Eleitoral. A coligação Juntos por São Paulo é formada pelo PR / PT / PRB / PC do B / PT do B. Tiririca é filiado ao Partido da República (PR).

    Romário e Bebeto

    Os ex-jogadores de futebol Romário e Bebeto, que formaram a dupla de ataque da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994, foram eleitos, respectivamente, para deputado federal e estadual no Rio de Janeiro. Com quase 100% das urnas apuradas no Estado, Romário foi eleito pelo PSB com quase 150 mil votos.

    Bebeto, por sua vez, foi eleito pelo PDT graças ao apresentador de TV Wagner Montes, o puxador de votos da legenda. Bebeto recebeu menos de 30 mil votos, mas os mais de 500 mil para Montes possibilitaram sua chegada à Assembleia Legislativa do Rio. Montes também garantiu a eleição da atriz Myriam Rios, ex-mulher de Roberto Carlos, que foi votada por pouco mais de 20 mil eleitores.

    Outro famoso eleito no Rio de Janeiro foi Jean Wyllys, campeão da quinta edição do Big Brother Brasil, que será deputado federal pelo PSOL. Assim como Bebeto, Jean não recebeu muitos votos - em torno de dez mil -, mas foi beneficiado pelos votos para outro candidato do mesmo partido, no caso, Chico Alencar, o preferido de quase 250 mil eleitores.

    Indeferidos pela Ficha Limpa terão zero votos

    Os candidatos às eleições gerais de 3 de outubro que tiveram o registro de candidatura indeferido e aguardam julgamento de recurso terão seus votos considerados como nulos na totalização dos resultados, inclusive os indeferidos com base nLei da Ficha Limpapa.

    Sendo assim, embora estejam registrados e constem do banco de dados do Tribunal, os votos atribuídos a esses candidatos não aparecem na divulgação dos resultados. Esses números serão disponibilizados no site do TRE somente depois de encerrada a apuração.

    Após o julgamento dos recursos, caso haja mudanças na situação do candidato, os votos serão validados e ocorrerá a retotalização dos resultados daquela eleição, o que poderá causar alteração nos dados já divulgados.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações718
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tiririca-romario-bebeto-e-ex-bbb-sao-eleitos/2403059

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)