Artigo 1715 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO IV
Do Bem de Família
Art. 1.715. O bem de família é isento de execução por dívidas posteriores à sua instituição, salvo as que provierem de tributos relativos ao prédio, ou de despesas de condomínio.
Parágrafo único. No caso de execução pelas dívidas referidas neste artigo, o saldo existente será aplicado em outro prédio, como bem de família, ou em títulos da dívida pública, para sustento familiar, salvo se motivos relevantes aconselharem outra solução, a critério do juiz.

8. A Execução do Crédito Condominial - Parte I - Teoria Geral da Execução - Processo de Execução e Cumprimento da Sentença: Temas Atuais e Controvertidos

Vitor Frederico Kümpel 1º Livre-Docente em Direito Notarial e Registral do Brasil, pela Universidade de São Paulo; Doutor em Direito Civil e Graduado em Direito pela USP e Coautor da Coleção Tratado…
0
0

1. O Planejamento do Matrimônio e da União Estável - Parte II - O Planejamento das Relações Afetivas e Sucessórias

Parte II - O planejamento das relações afetivas e sucessórias 1.1. A escolha do regime de bens 1.1.1. Modalidades 1.1.1.1. Comunhão parcial O regime legal é, sem dúvida, o regime que melhor se…
0
0

Seção III Da penhora, do depósito e da avaliação - Comentários aos Artigos 831 a 875 do CPC/2015 Penhora - Comentários ao Código de Processo Civil: artigos 824 ao 925

Seção III Da penhora, do depósito e da avaliação Subseção I Do objeto da penhora 1 Art. 831. A penhora deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, dos…
0
0

Art. 115 - Seção VIII. Dos Efeitos da Decretação da Falência Sobre as Obrigações do Devedor - Comentários à Lei de Falências e de Recuperação de Empresas

Seção VIII Dos efeitos da decretação da falência sobre as obrigações do devedor Art. 115. A decretação da falência sujeita todos os credores, que somente poderão exercer os seus direitos sobre os…
0
0

1. O Planejamento do Matrimônio e da União Estável - Parte II - Manual do Planejamento Patrimonial das Relações Afetivas e Sucessórias

Parte II O planejamento das relações afetivas e sucessórias 1.1.A escolha do regime de bens 1.1.1.Modalidades 1.1.1.1.Comunhão parcial O regime legal é, sem dúvida, o regime que melhor se harmoniza…
0
0

Parte 9. O Crédito Condominial - Prática e Estratégia - Recuperação de Crédito

A cobrança de dívidas condominiais sempre foi um problema grave, pois até a entrada em vigor do CPC/2015 era necessário o ajuizamento de demanda de conhecimento de cunho condenatório, com amplo…
0
0

Parte 5. Os Embargos à Execução - Prática e Estratégia - Recuperação de Crédito

Diferentemente do que ocorre no cumprimento da sentença, cuja forma de defesa do executado é a impugnação ao cumprimento da sentença (art.  525 do CPC ), quando estivermos diante de um processo de…
0
0

Capítulo 1. Do Condomínio Edilício - Condomínio e Incorporação Imobiliária

Autor: Enéas Costa Garcia 1.Conceito e natureza jurídica A constante crise imobiliária e a falta de moradia, a verticalização das cidades e o desenvolvimento da técnica construtiva concorreram para o…
0
0

IX - Características E Modalidades De Atos Sujeitos À Revocatória - 2ª Parte - Da Ação Revocatória Ou Pauliana

IX Características e modalidades de atos sujeitos à revocatória Sumário: 1. Características do ato: (I) patrimonialidade – 2. Características do ato: (II) atos que diminuem o patrimônio e atos que…
0
0

4. Institutos Gerais da Função Executiva - Título I – Função Executiva em Geral - Manual da Execução

§ 11.º Responsabilidade Patrimonial 39.Conceito e natureza da responsabilidade patrimonial do executado Efeito do título executivo, e à primeira vista, consiste em possibilitar a sujeição do devedor…
0
0