Parágrafo 1 Artigo 37 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Estabelece normas para as eleições.
Art. 37. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015) (Vide ADPF Nº 548)
§ 1o A veiculação de propaganda em desacordo com o disposto no caput deste artigo sujeita o responsável, após a notificação e comprovação, à restauração do bem e, caso não cumprida no prazo, a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito mil reais). (Redação dada pela Lei nº 11.300, de 2006)

Conceitos e Direto eleitoral do Brasil Frente a Constituição

Conceito: Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público que tem como objetivo regulamentar o exercício do direito fundamental de sufrágio (direito de votar e ser votado) para garantir a soberania…
1
0

Direito Eleitoral Politico dos Representantes Público do Brasil

1. TEMAS INTRODUTÓRIOS CONCEITO E SISTEMAS ELEITORIAIS Conceito: Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público que tem como objetivo regulamentar o exercício do direito fundamental de sufrágio…
2
0

Eleições 2022: o dia da eleição

Sabemos que durante o processo eleitoral existem regras que todos devem seguir, a fim de prestigiar os princípios da isonomia, bem como da legitimidade e normalidade das eleições. Além disso, alguns…
1
0

Utilização de carro de som ou minitrio em propaganda eleitoral

A Lei das Eleições (lei n. 9.504/97), no art. 39, define carro de som e trata das hipóteses em que esse pode ser utilizado. Esse Diploma Legal foi regulamentado, quanto à propaganda eleitoral, pela…
1
0
Caroline Bauer, Juiz de Direito
há 4 anos

Comentários à propaganda eleitoral antecipada no âmbito das eleições municipais de 2020

Por Caroline Bauer Considerações iniciais Inicialmente, no intuito de situar o leitor, destaca-se que, doutrinariamente, considera-se propaganda eleitoral espécie de propaganda política, ou seja,…
2
1

Guia prático para atuar nas eleições de 2018

GUIA PRÁTICO PARA ATUAR NAS ELEIÇÕES DE 2018 [1] Por: Francisco Dirceu Barros. Parte integrante do livro “ Manual de Prática Eleitoral” , Editora JH Mizuno, disponibilizado gratuitamente pelo autor…
2
0

Direito Eleitoral e seus reflexos (...) – Parte 3: Propaganda eleitoral em Área sob a Administração Militar e Propaganda Institucional.

1. Introdução Chegamos à terceira parte de nosso estudo, agora tratando de propaganda eleitoral em Área sob a Administração Militar e de propaganda institucional. O tema é bastante relevante porque a…
2
1

A Minirreforma Eleitoral: Uma análise da Lei 13.488/2017 e da Emenda Constitucional 97/2017

Esse ano, o Congresso Nacional mais uma vez aprovou pequenas modificações nas Leis Eleitorais e na Constituição Federal. De tempos em tempos o Congresso Nacional vem promovendo pequenas mudanças na…
4
0

Considerações sobre a propaganda de apoplexia

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPAGANDA DE APOPLEXIA “Derramamento de santinhos na madrugada do dia da eleição” EMENTA : 1. Um tema controvertido. 2. A nova posição do TSE. 3. Desnecessidade de prévia…
5
1

Propaganda eleitoral: questões que a doutrina não explica

DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A PROPAGANDA LÍCITA EMENTA: A problemática do outdoor. Requisitos para configuração de um outdoor. Análise da necessidade do outdoor ter destinação comercial. Análise da…
11
2