Artigo 38 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 38. O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:
I - edital ou convite e respectivos anexos, quando for o caso;
II - comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite;
III - ato de designação da comissão de licitação, do leiloeiro administrativo ou oficial, ou do responsável pelo convite;
IV - original das propostas e dos documentos que as instruírem;
V - atas, relatórios e deliberações da Comissão Julgadora;
VI - pareceres técnicos ou jurídicos emitidos sobre a licitação, dispensa ou inexigibilidade;
VII - atos de adjudicação do objeto da licitação e da sua homologação;
VIII - recursos eventualmente apresentados pelos licitantes e respectivas manifestações e decisões;
IX - despacho de anulação ou de revogação da licitação, quando for o caso, fundamentado circunstanciadamente;
X - termo de contrato ou instrumento equivalente, conforme o caso;
XI - outros comprovantes de publicações;
XII - demais documentos relativos à licitação.
Parágrafo único. As minutas dos editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas pelo órgão de assessoria jurídica da unidade responsável pela licitação.
(Revogado)
Parágrafo único. As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
Daiane Freitas, Estudante de Direito
ano passado

Licitação Pública

AS FASES DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO RESUMO O objeto de estudo desta pesquisa são as fases do procedimento licitatório. A licitação é um procedimento administrativo e prévio usado para a contratação…
1
0

Licitações: fases do procedimento licitatório

Alunas: Camille Vitória Silva de Vera Cruz ¹ Gabriella da Silva Marques² Karlla Franco de Souza de Oliveira ³ RESUMO O trabalho apresentado focou no conceito da licitação e suas fases. Trata-se de um…
1
0

Análise Jurídica da Responsabilidade dos Pareceristas nos casos de Inexigibilidade indevida de Licitação.

ANÁLISE JURÍDICA ACERCA DA (I) RESPONSALIZAÇÃO DOS PARECERISTAS E DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA NOS CASOS DE CONTRATAÇÃO INDEVIDA POR INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. RESUMO O presente trabalho analisará…
2
0

Orientação Normativa/AGU nº 20, de 01.04.2009

No âmbito do Sistema de Registro de Preços – SRP, o expediente que leva a escolha da melhor proposta, muita das vezes não objetiva, como regra, em ato contínuo ao encerramento do torneio, proceder à…
2
0
Reiller Lopes, Advogado
há 2 anos

Modalidade Convite

MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONVITE E AS VIOLAÇÕES AOS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA, IMPESSOALIDADE E DA PUBLICIDADE RESUMO O presente artigo científico tem como objetivo analisar os conflitos constitucionais,…
1
0

Licitações e Contratos e art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal

1. Introdução É sabido que, em cumprimento ao disposto no art. 16, inciso II, da Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), cabe ao Ordenador de Despesa emitir…
1
0

Dispensa de Licitação pela Inexigibilidade em Prefeituras: Status Quo pós Leis 14.039/2020 e 14.133/2021

I. PROLEGÔMENOS Inexorável iniciar o presente esclarecendo o óbvio: a rotina ocidental capitalista se desenvolve com a devida exploração de recursos finitos, prezando pela eficácia dos métodos…
3
0
Neemias Mazzoco, Serventuário da Justiça e Afins
há 2 anos

Pacta Sunt Servanda no âmbito do Contrato Administrativo

RESUMO Através da verificação dos elementos que compõem os contratos privados, bem como pelos que se aplicam à Administração Pública, verificar-se-á a possibilidade de aplicação do princípio da pacta…
8
2

A responsabilidade legal do parecerista jurídico

O parecer prévio da assessoria jurídica é requisito para concretização de uma série de atos previstos na lei de licitações — disposição do anterior parágrafo único do art. 38 da Lei nº 8.666/93 e…
1
0
Tamires Duarte, Advogado
há 3 anos

Soluções para despesa pública realizada sem cobertura contratual: Análise prática acerca dos termos de ajuste de contas e reconhecimento de dívidas.

INTRODUÇÃO A Administração Pública em razão das funções que lhes são afetas necessita contratar serviços e realizar compras de fornecedores particulares para manter o pleno funcionamento de suas…
16
4