Artigo 55 da Lei nº 6.015 de 31 de Dezembro de 1973

LRP - Lei nº 6.015 de 31 de Dezembro de 1973

Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências.
Art. 55. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome, observado que ao prenome serão acrescidos os sobrenomes dos genitores ou de seus ascendentes, em qualquer ordem e, na hipótese de acréscimo de sobrenome de ascendente que não conste das certidões apresentadas, deverão ser apresentadas as certidões necessárias para comprovar a linha ascendente. (Redação dada pela Lei nº 14.382, de 2022)
§ 1º O oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos. (Incluído pela Lei nº 14.382, de 2022)
§ 2º Quando o declarante não indicar o nome completo, o oficial de registro lançará adiante do prenome escolhido ao menos um sobrenome de cada um dos genitores, na ordem que julgar mais conveniente para evitar homonímias. (Incluído pela Lei nº 14.382, de 2022)
§ 3º O oficial de registro orientará os pais acerca da conveniência de acrescer sobrenomes, a fim de se evitar prejuízos à pessoa em razão da homonímia. (Incluído pela Lei nº 14.382, de 2022)
§ 4º Em até 15 (quinze) dias após o registro, qualquer dos genitores poderá apresentar, perante o registro civil onde foi lavrado o assento de nascimento, oposição fundamentada ao prenome e sobrenomes indicados pelo declarante, observado que, se houver manifestação consensual dos genitores, será realizado o procedimento de retificação administrativa do registro, mas, se não houver consenso, a oposição será encaminhada ao juiz competente para decisão. (Incluído pela Lei nº 14.382, de 2022)
Mikael Schoanz, Advogado
mês passado

O direito ao nome das pessoas trans

O nome social não é o nome civil das pessoas, mas cumpre exatamente este papel. É o termo pelo qual a pessoa travesti, transexual ou transgênera (grupo definido pela palavra trans) se identifica e…
0
0
Sofia Jacob , Advogado
há 2 meses

Libertando a Identidade: As Facilidades e Restrições da Nova Lei na Mudança de Nomes e Sobrenome em Cartório

Em 2022, uma significativa desburocratização tornou mais simples a alteração de nomes pessoais, abrangendo tanto o primeiro nome quanto o sobrenome. A mudança do prenome pode ocorrer uma vez na vida,…
1
0

Do Direito ao Nome e a possibilidade de sua alteração de forma imotivada.

O Direito a um nome (nele compreendido o prenome e o sobrenome) é direito personalíssimo garantido a todas as pessoas. Ele é um elemento identificador do indivíduo, e se lastreia na Dignidade da…
1
0

Será que posso registrar meu filho sozinha sendo mãe solteira? Descubra Agora!

Será que posso registrar meu filho sozinha sendo mãe solteira ? Como proceder? Registrar o nome de um filho é um momento especial e importante na vida de uma mãe. No entanto, quando se trata de mães…
2
1
Gabriel Almeida, Estudante de Direito
há 6 meses

Nome: como direito, seu estudo e suas possibilidades de alteração.

RESUMO : Este artigo visa falar do nome, explicando suas definições, funções e termos jurídicos estudando as teorias que tentam definir sua natureza jurídica; explicitando sua importância como…
2
0

Pais que se arrependem do nome dado ao filho, podem pedir a modificação?

A resposta é sim. Mas cuidado, segundo o §4º do art.55 da Lei nº 6.015/1973, o prazo para solicitação de mudança é de 15 (quinze) dias após o registro. Nesse período, qualquer dos genitores poderá…
1
0

Você sabia que você pode mudar seu nome?

A Lei 14.382/2022 trouxe significativas alterações no âmbito do Direito de Família e nos direito da personalidade, especialmente no que se refere ao nome e sobrenome. Estas mudanças representam…
5
0
Gm, Estudante de Direito
há 10 meses

Direitos da Personalidade.

1- Conceito: São o conjunto de direitos subjetivos que vêm com a personalidade jurídica, extensíveis, no que couber, às pessoas jurídicas. Existem algumas dúvidas sobre essa extensão. No ordenamento…
0
0

Teses sobre o direito das pessoas lgbtqia+

#1 ADPF nº 132 e ADI nº 4.277: união estável homoafetiva Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF nº 132) que tem como objeto a interpretação conforme dos arts. 19, II e…
2
0

Entre discursos e práticas: a construção do ódio e da violência a pessoas transexuais no Brasil

O discurso de ódio é considerado um tipo de violência verbal, e a sua base é a não aceitação das diferenças, ou seja, a intolerância. Ataques à população LGBTQIA+ fazem do Brasil um país intolerante…
3
0