Artigo 159 da Lei nº 3.071 de 01 de Janeiro de 1916

CC/16 - Lei nº 3.071 de 01 de Janeiro de 1916

Art. 159. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano.
A verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade regulam-se pelo disposto neste Código, arts. 1.518 a 1.532 e 1.537 a 1.553. (Redação dada pelo Decreto do Poder Legislativo nº 3.725, de 15.1.1919)
(Revogado)
Gisele Leite, Juiz de Direito
há 24 dias

Código Napoleônico e o Direito brasileiro.

Resumo: Uma figura histórica de proporções quase míticas, Napoleão Bonaparte, grande general e Imperador, não conseguiu fundar uma dinastia, porém fora capaz de definir os rumos da política moderna.
1
0
Gabriel Miranda, Advogado
há 3 meses

Pré Contrato

Para Antônio Chaves, a responsabilidade pré-contratual é um precedente do contrato e a que dá a responsabilidade por uma consequência de uma quebra de negociação que antecede o contrato. São os casos…
1
0

O dano moral como efeito punitivo pedagógico no ordenamento jurídico Brasileiro.

O DANO MORAL COMO EFEITO PUNITIVO PEDAGÓGICO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO ANNA BEATRIZ SILVA DORNELES RESUMO O presente artigo tem como objetivo abordar a temática do dano moral como um efeito…
1
0
Ana Rita Nanzer, Estudante de Direito
há 5 meses

Danos Extra patrimoniais no Direito do Trabalho

Universidade de Ribeirão Preto Faculdade Laudo de Camargo Curso de Bacharel em Direito 766702 ANA RITA NANZER sala 31b danos extrapatrimoniais RIBEIRÃO PRETO 2021 Ana Rita Nanzer danos…
1
0

Da Indenização por Dano Moral decorrente do Abandono Afetivo

1 - Introdução Amar é faculdade, cuidar é dever . Foi com esta frase que a Ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi, no julgamento do Recurso Especial nº 1.159.242 , definiu a questão…
1
0
há 11 meses

Responsabilidade extracontratual e contratual

Ilícito, dano e responsabilidade reparatória A chamada responsabilidade civil concerne à reparação de dano causado a outrem – dever de reparar ou, a rigor, responsabilidade reparatória. Apesar de sua…
1
0

Abandono afetivo e responsabilidade civil: inovação tardia, mas necessária

[1] Doutor em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris – Nouvelle Sorbonne – Paris (França); Pós-Doutor em Direito de Família pelo Centre du Droit de la Famille – Université…
1
0

Assédio Moral no ambiente de trabalho

Fonte da imagem: Freepik. Um dos males presentes com alguma frequência no ambiente de trabalho é o Assédio Moral . Esse é um tipo de problema que tem reflexo além das dependências físicas do local de…
1
0
Erivaldo Santana, Advogado
ano passado

Responsabilidade contratual

Ilícito, dano e responsabilidade reparatória A chamada responsabilidade civil concerne à reparação de dano causado a outrem – dever de reparar ou, a rigor, responsabilidade reparatória. Apesar de…
1
0

Algumas anotações sobre a pessoa jurídica

ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE A PESSOA JURÍDICA Rogério Tadeu Romano I – PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE A NATUREZA DAS PESSOAS JURÍDICAS O Código Civil Brasileiro de 2002 não enuncia o conceito de pessoa…
6
0