Artigo 2 da Lei nº 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998

Lei nº 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências.
Art. 2º O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador é o conferido às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País, observado o disposto nesta Lei.
§ 1º Não se aplicam ao programa de computador as disposições relativas aos direitos morais, ressalvado, a qualquer tempo, o direito do autor de reivindicar a paternidade do programa de computador e o direito do autor de opor-se a alterações não-autorizadas, quando estas impliquem deformação, mutilação ou outra modificação do programa de computador, que prejudiquem a sua honra ou a sua reputação.
§ 2º Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinqüenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação.
§ 3º A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.
§ 4º Os direitos atribuídos por esta Lei ficam assegurados aos estrangeiros domiciliados no exterior, desde que o país de origem do programa conceda, aos brasileiros e estrangeiros domiciliados no Brasil, direitos equivalentes.
§ 5º Inclui-se dentre os direitos assegurados por esta Lei e pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, não sendo esse direito exaurível pela venda, licença ou outra forma de transferência da cópia do programa.
§ 6º O disposto no parágrafo anterior não se aplica aos casos em que o programa em si não seja objeto essencial do aluguel.

Tutela Jurídica da Propriedade Intelectual das Startups de Base Tecnológica

RESUMO: A presente pesquisa acadêmica objetiva identificar a tutela jurídica dada pela lei à propriedade intelectual de empresas ditas startups de base tecnológica. Empresas essas que, por suas…
1
0

White Label como modelo de negócio para software e outras tecnologias

O termo em inglês White Label traduzido para português “Etiqueta branca”, tem proposta de redistribuir e/ou terceirizar o desenvolvimento de uma tecnologia, para ser revendida no mercado com uma…
3
2
Pedro Nicolli, Administrador
há 2 anos

Propriedade intelectual do software os entraves da legislação brasileira

PROPRIEDADE INTELECTUAL DO SOFTWARE OS ENTRAVES DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PROPRIEDADE INTELECTUAL DO SOFTWARE OS ENTRAVES DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Leodir Pedro Nicolli Júnior [1] RESUMO O software…
1
0

Notas sobre a nova lei de licitações.

A NLL promoveu a junção de três leis, além da incorporação em seu texto de instrumentos normativos infralegais, normas técnicas, conceitos doutrinários e a jurisprudência dos tribunais de contas.
1
0
Renata Ivo, Advogado
há 3 anos

Jogos eletrônicos: uma variedade de direitos autorais

Renata Ivo* Jogos digitais ou eletrônicos são definidos pela doutrina como programas de computador de manipulação de imagens em monitor de vídeo. No Brasil, a proteção da propriedade intelectual de…
1
0

Economia Digital, Tributação e Reforma Tributária

Tributação do Licenciamento de software: Icms x ISS O progresso tecnológico tem trazido uma série de desafios também para o Direito Tributário, porque, dentro de uma Economia Digital, têm surgido…
3
0

A sucessão causa mortis de bens digitais

RESUMO: O texto apresenta o instituto sucessório, visando seus elementos constitutivos, objetivos e limitadores, explicando a natureza dos direitos passíveis de serem sucedidos - patrimoniais - e…
5
0

Titularidade dos direitos morais do autor em programa de computador

INTRODUÇÃO O tema Titularidade dos Direitos Morais do Autor em Programas de Computadores, estão regulados a princípio pelo Art. 2º, § 1°, da Lei 9.609, de 1998, considerada lei específica (Lei do…
2
0

O direito autoral no ciberespaço: a utilização autorizada e não autorizada de obras alheias

O direito autoral no ciberespaço: a utilização autorizada e não autorizada de obras alheias Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] Leonardo Macedo Poli [2] 1 Considerações Iniciais: Vive-se em um…
4
0

Direito as Criações Intelectuais

RESUMO A criação/propriedade intelectual é um ramo do Direito que visa proteger as criações derivadas do intelecto humano, seja na área literária, industrial e agroindustrial, cientifica, ou…
2
0