Artigo 19J da Lei nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990

Lei nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990

Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Art. 19-J. Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia. (Redação dada pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente. (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
(Revogado)
§ 1º O acompanhante de que trata o caput deste artigo será de livre indicação da paciente ou, nos casos em que ela esteja impossibilitada de manifestar sua vontade, de seu representante legal, e estará obrigado a preservar o sigilo das informações de saúde de que tiver conhecimento em razão do acompanhamento. (Redação dada pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 2o As ações destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este artigo constarão do regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo. (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
(Revogado)
§ 2º No caso de atendimento que envolva qualquer tipo de sedação ou rebaixamento do nível de consciência, caso a paciente não indique acompanhante, a unidade de saúde responsável pelo atendimento indicará pessoa para acompanhá-la, preferencialmente profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional para a paciente, que poderá recusar o nome indicado e solicitar a indicação de outro, independentemente de justificativa, registrando-se o nome escolhido no documento gerado durante o atendimento. (Redação dada pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 2º-A Em caso de atendimento com sedação, a eventual renúncia da paciente ao direito previsto neste artigo deverá ser feita por escrito, após o esclarecimento dos seus direitos, com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, assinada por ela e arquivada em seu prontuário. (Incluído pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 3o Ficam os hospitais de todo o País obrigados a manter, em local visível de suas dependências, aviso informando sobre o direito estabelecido no caput deste artigo. (Incluído pela Lei nº 12.895, de 2013)
§ 3º As unidades de saúde de todo o País ficam obrigadas a manter, em local visível de suas dependências, aviso que informe sobre o direito estabelecido neste artigo. (Redação dada pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 4º No caso de atendimento realizado em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, devidamente justificadas pelo corpo clínico, somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde. (Incluído pela Lei nº 14.737, de 2023)
§ 5º Em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção e defesa da saúde e da vida da paciente, ainda que na ausência do acompanhante requerido. (Incluído pela Lei nº 14.737, de 2023)
Art. 19-L. (VETADO) (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
Letícia Bonfim
há 10 meses

Comentários sobre o Projeto de Lei n° 2082, de 2022

Introdução A violência obstétrica são violações cometidas por profissionais de saúde, enfrentadas pelas mulheres no pré-parto, parto e pós-parto, podendo ser psicológica, física ou sexual. Ela pode…
1
0
Larissa Brito, Advogado
há 2 anos

Guia definitivo sobre o direito a acompanhante no parto.

As últimas notícias têm sido muito difíceis para o direito das mulheres e a última delas foi a prisão de um médico que estuprou uma gestante no momento do seu parto, enquanto ela passava por uma…
5
2
Danilo Souza, Advogado
há 2 anos

Violência Obstétrica.

Praticamente toda mulher sonha em um dia ser mãe, constituir uma família, gerar filhos. A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, a sensação de ter um ser vivo dentro de sua…
3
1

Atualizações e Considerações sobre o Artigo denominado “Restrição ao Direito a Acompanhante em Tempos de Coronavírus”, publicado em minha página do Jusbrasil.

Em meados de Abril de 2020 foi publicado por mim um artigo denominado “Restrição ao Direito a Acompanhante em Tempos de Coronavírus”, em minha página do Jusbrasil. O referido artigo tratava-se de uma…
6
2
Nicole Carneiro, Advogado
há 4 anos

Posso ser impedido de acompanhar o parto do meu filho?

Apesar de toda significação, o parto ainda é um momento cercado de diferentes sentimentos, e à medida que se aproxima, esse turbilhão de emoções se intensifica e contagia todos os envolvidos no…
2
1

O Valor da Reparação do Dano Moral segundo o STJ. (Centenas de julgados para usar como parâmetro).

Siga-me no Instagram: @wander.fernandes.adv , e no blog ( mais artigos e petições do mesmo autor ). - Artigos relacionados: 1.- O Valor da Reparação do Dano Moral segundo o STJ. (Centenas de julgados…
293
46