Artigo 155 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 155. O escrivão, o chefe de secretaria e o oficial de justiça são responsáveis, civil e regressivamente, quando:
I - sem justo motivo, se recusarem a cumprir no prazo os atos impostos pela lei ou pelo juiz a que estão subordinados;
II - praticarem ato nulo com dolo ou culpa.
Dayane Cunha, Advogado
ano passado

Concubinato e o ordenamento jurídico

Introdução A ideia tradicional de família, para o Direito brasileiro, era aquela que se constituía pelos pais e filhos unidos por um casamento regulado pelo Estado. A Constituição Federal de 1988…
2
0
Taynara Soares, Bacharel em Direito
ano passado

Arbitragem como meio alternativo de solução de conflitos

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÃO PAULO – UNESA CURSO DE DIREITO TAYNARA TEIXEIRA DOS SANTOS SOARES 201808101571 ARBITRAGEM COMO MEIO ALTERNATIVO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS: contextualização histórica,…
1
0
Mari Rendall, Estudante de Direito
ano passado

Segredo de justiça e sigilo de dados para vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher nos processos do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

RESUMO Na perspectiva do enfrentamento a violência doméstica e familiar, visando preservar a vítima, seus familiares, amigos e testemunhas, surge a necessidade de debates sobre o segredo de justiça e…
5
0
Arthur Grella, Advogado
há 2 anos

O Direito ao Esquecimento

"Schizophrenic amnesia, bid goodbye to all you knew and loved, forget the only life that you knew outside, they bought the ticket, now you take the ride. The time is slipping by no peace in sight,…
4
1

Processo em Segredo de Justiça, afinal o que quer dizer?

O segredo de justiça consiste em manter sob sigilo processos judiciais ou investigações policiais, que normalmente são públicos, por força de lei ou de decisão judicial. O ordenamento jurídico…
17
2

A aplicabilidade direta do segredo de justiça em amplitude maior nos processos trabalhistas após pedido inicial do reclamante

Tema: A obrigatoriedade do deferimento inicial do juiz togado de instância inicial ao pedido determinado de segredo de justiça contido na reclamação trabalhista. Entendimento de infra…
4
4

Segredo de justiça em processos judiciais envolvendo arbitragens: a recente polêmica em torno do artigo 189, IV do CPC

Os atos processuais são, via de regra, públicos. Ou seja, qualquer um pode ter acesso aos processos judiciais. Isso porque, o princípio da publicidade, expressamente disposto nos artigos 5º , LX , e…
11
0
Manoel Porto, Advogado
há 3 anos

Atuação do advogado no CREAS

Introdução O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) deve ser composto por uma equipe multidisciplinar, contendo profissionais como, assistente social, psicólogo, advogado,…
5
0

Proteção de Dados e Princípio da Publicidade: Tema 1.141 da Repercussão Geral do STF

Atualmente, os dados pessoais são coletados de forma automática e concomitante à sua produção, por meio não apenas de dispositivos eletrônicos, mas também de objetos ligados à internet (internet das…
22
1
Jamil Neto, Bacharel em Direito
há 3 anos

Princípio da Publicidade e Devida Fundamentação

GARANTIA CONSTITUCIONAL Nome: Princípio da Publicidade e Devida Fundamentação. Previsão: Art. 5º, LX; e art. 93, IX, CF EVOLUÇÃO HISTÓRICA Em virtude da Revolução Francesa e o surgimento da imprensa…
3
0