Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

10 razões para não legalizar as drogas

Há controvérsias. Qual a sua opinião?

Publicado por Paulo Moleta
há 9 anos

Por Jorge Antonio Barros

1- A desculpa mais comum dos defensores da legalização é de que fracassou a política mundial de combate às drogas. Ora, isso significaria acreditar que se a polícia não consegue cumprir sua missão, vamos então descriminalizar o máximo que pudermos para aliviarmos o sistema policial e penal. O Estado tem que rever suas estratégias de combate ao crime, inclusive o de tráfico internacional de drogas.

2 - A tese de que algo proibido atrai mais a atenção do ser humano é outro engodo. Isso nos levaria ao raciocínio trágico de que todas as leis devem ser banidas para que as pessoas se comportem melhor, respeitando umas às outras.

3 - O argumento de que a legalização forçaria o crime organizado a sair do comércio de drogas é outra falácia. Qualquer um sabe que existe mercado paralelo para tudo. E, no caso das drogas, os traficantes não abandonariam o segmento em hipótese alguma. Não apenas porque muitos deles são usuários e não se inscreveriam em nenhum programa oficial para adquirir sua cota, como assim também fariam muitos dependentes que não se sentem seguros em confessar o próprio vício.

4 - Outra cascata é dizer que a legalização da droga permitiria a regularização do mercado e um preço muito mais baixo acabaria com a necessidade de se roubar para conseguir dinheiro para as drogas. Muitos usuários de drogas praticam crimes não por necessidade, mas apenas porque se sentem mais estimulados a emoções mais fortes, sobretudo com o uso de drogas pesadas como a cocaína. Crime também está associado à rebeldia.

5 - Legalizar as drogas porque estaria aumentando o número de usuários também não cola. Se realmente está aumentando o número de usuários de drogas ilícitas - na contramão do combate à cultura do tabaco e do álcool - o Estado deveria investir tudo na prevenção contra o uso de drogas lícitas ou ilícitas até porque essa medida resultaria em menos gastos com o tratamento médico dessas pessoas.

6 - A legalização não ajudaria a disseminar informação real sobre as drogas, em hipótese alguma. O que permitiria saber dos perigos das drogas é aumentar os investimentos e esforços em prol de uma cultura de prevenção, que não acontece nem em países desenvolvidos, que enfrentam esse problema exclusivamente sob o viés da repressão. Para cada dólar gasto em prevenção, os Estados Unidos põem três na repressão.

7 - As políticas de redução de dano (o uso controlado de drogas injetáveis, por exemplo) são de fato importantes para se salvar vidas, mas não significam em hipótese alguma que servem para se legalizar as drogas. São coisas diferentes. Quem já dançou, tem direito a ser inserido nessa política para não morrer e matar outros.

8 - Como defendem alguns, a legalização não restauraria o direito de se usar drogas responsavelmente porque drogas quase sempre não combinam com responsabilidade social e nem individual. Como não há dúvida de que drogas fazem mal à saúde, como alguém que as usa pode ser considerado responsável consigo mesmo? Há uma contradição nisso.

9 - Se as prisões por uso de droga são claramente discriminatórias do ponto de vista social (um pobre com um quilo de maconha é preso por tráfico e um integrante de classe média, com a mesma quantidade, é preso por uso), o que é preciso é nivelar a punição ao crime ao menos com um processo judicial, como acontece hoje, e não se liberar todos.

10 - Não existe absolutamente nenhuma evidência que a legalização esteja resolvendo o problema no mundo. E é óbvio que, para surtir algum efeito, uma política de legalização tem que ser globalizada. Não terá êxito algum se for aprovada apenas por um país porque o tráfico internacional de drogas, assim como outros tipos de crimes, hoje é totalmente globalizado e conectado.

  • Publicações63
  • Seguidores180
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações114677
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/10-razoes-para-nao-legalizar-as-drogas/209752299

Informações relacionadas

Liberdade Juridica, Administrador
Artigoshá 10 anos

10 razões para legalizar as drogas

Felipe Dias, Advogado
Artigoshá 7 anos

A legalização da maconha e alguns pontos controversos

Adeilson Oliveira, Advogado
Notíciashá 9 anos

A Holanda reconhece: legalizar maconha foi erro

Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça
Artigoshá 8 anos

Drogas: por que não legalizar?

Fabrício Pereira, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Estudo sobre a legalização do aborto: prós, contras e a quem compete decidir acerca da descriminalização

62 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nao concordo com o posto!!
Concordo que as drogas deviam ser todas legalizadas !!
Por varios factores
Isso nao ia acabar com o trafico mas reduzia 90%
E o crime tambem..
Muitos grupos creminosos a principal fonte de rendimento é o trafico de droga..
Q os proporciona a comprar armas , equipamentos etc..
Mas claro nao podia ser legalizado de um dia para o outro !!
Temos q ser educados desde crianças e pelos meios de comunicaçao e escolas as desvantagens das drogas e a sua prejudica..
E o fruto proibido é o mais apetecido , sim é verdade!!
Se bem me lembro o maior consumo de álcool de sempre nos estados unidos foi qunado eles meteram o proprio ilegal continuar lendo

Bem não sei se você estudou ciências estatísticas (creio que não) pois tenta formar seu argumento com um número bem alto (90%), mas acredito que deva ter experiência como profeta ou Pai de Santo, pois já afirma que vai dar certo, é batata !
Te pergunto então uma coisa: Você e traficante, fatura um milhão por mês vendendo droga, e nos arredores da tua favela (onde se encontram os viciados (fdps) que compram contigo ) existem 5 farmácias, por exemplo, que irão começar a vender drogas que agora serão lícitas, e com isso o teu faturamento cai 90%, você aceita faturar somente 100 mil por mês enquanto as farmácias ficam juntas com os 900 mil, ou , você que é traficante, mau e perigoso, vai em cada uma delas e proíbe que as mesmas vendam para voltar ao normal o teu faturamento?

Outra pergunta, os viciados Fdp que ao ver a farmácias fechando por tua ordem, voltam a comprar contigo, ou para ficarem bem perante a lei, vão para outras farmácias bem distantes para comprar a droga?

Outra coisa: A droga vendida na farmácia, vai pagar imposto (este é o propósito) o viciado Fdp, vai deixar de comprar contigo a droga mais barata que não paga imposto para comprar na farmácia que paga?

e por ai vai.

Amigo, seu fantástico mundo de BOB é pura ficção. Acorda para cuspir. E se possível procura ajuda para curar teu vício. continuar lendo

Tá, mas quem disse que reduziria em 90%?
Como sabe disso? Se viu em algum estudo, gostaria que colocasse as fontes aqui. continuar lendo

Droga é droga , é prejudicial .Isso é liquido e certo . Minha opinião : Mudar a legislação que é arcaica . Mudanças nas leis para punir os que induzem , comandam,plantam, e traficam .
Ter nas escolas um sistema que ensinam as crianças e os pais , jovens, o que é a droga e as consequências que acarreta na vida pois, uma vez viciado precisa ter determinação e garra para eliminar as substâncias .
Mostrar na mídia com programas educativos e principalmente esses programas que tem audiência . continuar lendo

Rivotril faz mal,e tem um monte de tiazinha depressiva e lelé da cuca,que é viciada nisso.Vamos proibir tb? continuar lendo

Raquel vc é bem desinformada ou mal intencionada mesmo,comparar a tiazinha que toma rivotril que é prescrito pelo médico a qual lhe mantém viva com aqueles que fumam maconha,cheiram cocaína e fumam pedra,vc vulgarizou o contexto. continuar lendo

A constituição garante nossa "liberdade" moça, se somos livres, você e muito menos o Estado, podem determinar o que uma ou outra pessoa ingere, aceite, e antes de julgar as drogas ilícitas, lembre do álcool que é constitucional, mas que mata mais de forma direta e indireta duquê até mesmo a cocaína e o crack, que são as de maior grau de dependência, abraços continuar lendo

Ou então, já que é um gado do Estado, receio que ficaria feliz com a legalização, pois iria gerar dinheiro pra porcaria do Estado ksksksks continuar lendo

Só há duas formas de vencer o problemas das drogas:
1 - Ou fazemos como Arábia Saudita, Ira, Indonésia, China, onde o usuário é fuzilado, ou, no mínimo fica preso por 5 anos em uma espécie de tortura.
2 - Liberamos. Isto forçaria um controle de qualidade, aumentaria arrecadação que poderia ser utilizada em políticas recuperação. O tráfico com certeza se enfraqueceria, pois 90% dos usuários buscariam uma droga de melhor qualidade, ainda que fosse mais cara.
A situação que vivemos hoje é ruim para quem usa, pois consome um produto sem controle de qualidade e que faz ainda mais mal para saúde. Ruim para que não consome porque sofre todas as consequências do trafico. Ruim para o estado que não arrecada nada com esta atividade e fica com a responsabilidade de travar uma guerra inglória.
Só tem uma parte que ganha com esta situação: PCC. continuar lendo

Faltou um único argumento para liberar o consumo:LIBERDADE.
Seu quero usar maconha,cocaína,lolo,cheira sabão em pó,pq raios o Estado deve intervir em minhas escolhas?
E alguém vai dizer,a mais se vc ficar doente,terá que recorrer ao sus.
Eu financio o sus,com os meus impostos,então tenho o direito de usufruir desse serviço.
Se o Estado nao roubasse meu dinheiro,via impostos,provavelmente nem sus existiria. continuar lendo

Então segue usando drogas,quem vai se matar vai ser vc,mas não fica querendo enfiar goela abaixo dos outros usando argumentos fracos e repetitivos para dizer que as drogas são legais. continuar lendo

Compre uma ilha pra você querida e use suas drogas lá com liberdade. mais uma irresponsável que só pensa em sua satisfação pessoal e esquece que vive com pessoas ao redor e pelo visto está pouco preocupada com algo além de seu próprio umbigo continuar lendo

Mas o SUS que eu pago, não pode nem deve ser usado para maconheiros que querem se matar, ou se destruir. O ser humano não precisa de drogas para viver, e sim de ar, água e alimento. Droga não é alimento. Quer se destruir, que faça com toda liberdade, mas essa liberdade tem limites. Limite de não ferir a liberdade do outro a escolher não financiar o tratamento de sua irresponsabilidade e principalmente a liberdade também de poder pensar diferente de você. Já que você é do Rio, tem uma coisa conhecida como "vão central". Fica na Ponte Rio-Niteroi. Quer se matar, é só parar o carro rapidinho e dar um mergulho. Boa sorte ! continuar lendo

A Raquel Adrien tem toda a razão. Sejamos ponderados! Esses advogados que já estão vendidos a esse sistema sujo, falam de liberdade e se contradizem nas próprias palavras. Parabéns Raquel! As pessoas que pensam ao contrário, parecem querer ter. apenas poder sobre os ooutros, e não liberdade. continuar lendo

O problema desta dita LIBERDADE é quando em decorrência do uso (seja overdose ou dependência extrema) o usuário tem recorrer a um atendimento médico público é o Estado, é a sociedade que paga pelos efeitos desta "Liberdade".
Se o usuário tirasse o dinheiro do próprio bolso tudo bem, mas um dia acaba, e aí?
Se ele não tivesse que extorquir os pais ou vender os móveis da casa para obter recursos para comprar a droga, tudo bem, mas é a sociedade e a família que bancam esta tal "Liberdade".
E por fim, cada cidadão é responsável pelo desenvolvimento de uma nação e pela qualidade de vida de todos que integram a sociedade. é de conhecimento público os efeitos negativos do uso de drogas, e seus reflexos na economia, no comportamento social, enfim, .....
Pensar somente em si, e deixar de lado a sua parcela na família, na sociedade, no país, é ser, ao meu ver, um tanto egoísta. continuar lendo

Trabalho em uma creche, num bairro onde a venda, consumo e trânsito com a droga na mão é normal. Por isso pergunto: essa liberdade que você fala inclui os abusos (físicos e sexuais), e muitos outros absurdos sofridos pelos filhos dos drogados? Você sabe os absurdos que são vistos em creches onde estão os filhos desses drogados? Sabe que dentre muitas coisas que acontecem aos fins de semana, uma delas é a criança não receber cuidados de higiene, e chegar na segunda feira com as partes íntimas cheias de feridas e às vezes bichos? Isso na melhor das hipóteses viu! continuar lendo