Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Casal de mulheres que fazem inseminação caseira podem registrar o filho com duas mães.

Publicado por Victória Feitosa
há 2 anos

Há diversas fontes jurídicas, leis, jurisprudências, códigos inteiros; mas elas ainda excluem expressivos fatos jurídicos e quase sempre deixam lacunas pra demandas reais vividas por aqueles que buscam a tutela estatal.

É claro que o conceito de Família não abraça mais o modelo tradicional, e muitos casais de mulheres, por exemplo, precisam recorrer à métodos menos onerosos e mais rápidos para que consigam realizar seu sonho de serem mães.

Hoje o Conselho Nacional de Justiça versa sobre a emissão de certidão de nascimento dos filhos gerados por reprodução assistida, desde que para isso tenha-se em mãos a declaração, com firma reconhecida, do diretor técnico da clínica, centro ou serviço de reprodução humana em que foi realizada a reprodução assistida, indicando que a criança foi gerada por reprodução assistida heteróloga, assim como o nome dos beneficiários, o que é um IMENSO empecilho.

Não é todo mundo que pode custear o procedimento de fertilização in vitro e o SUS ainda possui uma fila de espera bastante demorada e burocrática.

“Entende-se que impedir o reconhecimento da dupla maternidade no caso em exame por não ter a inseminação artificial sido realizada em uma clínica, centro ou serviço de reprodução humana violaria de forma frontal os princípios constitucionais da isonomia e da proteção à família, positivados nos artigos 5º, inciso I, e 226, caput, da Constituição Federal”, decidiu um juiz em caso semelhante.

Lembrou de algum casal nessa situação? Oriente-o a buscar um advogado de confiança para garantir seu direito.

  • Sobre o autorAdvogada, mestranda, especialista e palestrante.
  • Publicações3
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/casal-de-mulheres-que-fazem-inseminacao-caseira-podem-registrar-o-filho-com-duas-maes/1627558392

Informações relacionadas

Dra. Hamide Falcão, Advogado
Modelosano passado

[Modelo] Ação de Pensão Alimentícia.

Isadora Carvalho, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Petição Inicial para Ação de Restauração de Certidão de Nascimento

Juíza ordena que duas mães constem de certidão de nascimento de criança

Petição Inicial - Ação Capacidade

Petição Inicial - TJMG - Ação de Reconhecimento de Dupla Maternidade - [Redistribuição] Declínio de Competência a Analisar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)