Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    COVID-19 passa a ser considerada "doença ocupacional"

    Com a atualização a lista de doenças relacionadas ao trabalho COVID-19 passa a ser considerada "doença ocupacional".

    Publicado por Sabrina Conrado
    há 4 anos

    A portaria 2309/2020, foi publicada no diário oficial da união, nesta terça-feira 01 de setembro de 2020 atualizando a lista de doenças relacionadas ao trabalho.

    Funcionários afastados pela Previdência Social por mais de 15 dias para tratamento passam a ter estabilidade de um ano e direto ao FGTS no período de licença sendo necessário a comprovação do nexo de causalidade, mas será presumido se o INSS entender que em razão da atividade profissional do trabalhador e do ramo da atividade empresarial do empregador o trabalhador esteve exposto.

    Com a atualização a covid-19 passa a ser considerada "doença ocupacional".

    Assim, foi alterada a Portaria da consolidação n.º 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017 e atualiza a lista de doenças relacionadas ao (LDRT).

    A lista será revisada no prazo máximo de 5 anos, observando o contexto epidemiológico nacional e internacional.

    Em abril de 2020, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, suspenderam trecho da MP927/2020 que deixava de considerar a covid-19 doença ocupacional.

    No dia 2 de setembro de 2020, foi publicada a Portaria 2.345/20, edição de quarta-feira (2/9/20) do Diário Oficial da união. Com a medida fica sem efeito a Portaria 2309/2020, lançada no dia 01 de setembro de 2020.

    As mudanças repentinas geram insegurança jurídica.

    Isso fica evidente com esse desencontro de informações.

    No entanto, a despeito de qualquer mudança, o recebimento do benefício por auxílio-doença acidentário, se comprovado o nexo de causalidade da contaminação no meio ambiente laboral, contínua sendo direito do segurado, mesmo com a revogação da portaria ministerial, já que isso decorre da aplicação da Lei n.º 8.213/91.

    • Sobre o autorSabrina Conrado advogada de Direito Cível na modalidade de direito de Família
    • Publicações5
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/covid-19-passa-a-ser-considerada-doenca-ocupacional/924922176

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)