Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Danos causados pela judicialização dos conflitos

Publicado por Diana Jourdan
há 3 anos

Dr Amor sempre foi um médico atencioso e diligente, possui 20 anos de profissão e jamais foi acusado de causar dano a paciente.

De repente, foi surpreendido com uma intimação judicial.

Não era um simples papel, o documento foi recebido como uma condenação prévia, na qual ele não estava apenas sendo acusado de ter causado dano a paciente, as palavras ali escritas eram carregadas de rancor e ilações.

Mesmo que no seu íntimo ele tinha certeza que fez tudo o que podia, com os meios disponíveis no momento, as falsas acusações lhe afetaram de tal modo que ele passou a duvidar da própria conduta.

“Será que eu poderia ter feito algo diferente?”

A dúvida toma conta da vida do profissional, que passa por um processo dolorido para provar que não causou dano algum ao paciente.

O processo não é apenas judicial, é psicológico. Só acaba quando o pedido é julgado improcedente.

Até que ponto vale a pena judicializar uma demanda?

De um lado gera a expectativa ao autor, que já sofre com a lesão. De outro lado está um profissional que nem deveria estar sendo acusado, mas provou que o ocorrido não foi sua responsabilidade.

Tenhamos mais critério ao propor qualquer demanda judicial, os impactos psicológicos são irreparáveis, e não digo apenas no direito médico e da saúde.

Judicializar deve ser exceção e não a regra.

Existem diversas formas de resolução de conflitos mais rápidas e menos penosas do que atribuir ao poder judiciário o poder da escolha.

O Direito preventivo é uma excelente pratica para se minimizar a ocorrência de conflitos e consequentemente sua judicialização.

Agora me conta, qual a sua opinião sobre o assunto.

Quer saber mais sobre Direito Médico, me segue em @diana_jourdan


  • Sobre o autorAdvogada atuante na defesa médica.
  • Publicações11
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações3
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/danos-causados-pela-judicializacao-dos-conflitos/1307567044

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)