Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O Procedimento de Manifestação de Interesse na Nova Lei de Licitações

    Publicado por Simone Amorim
    há 3 anos

    A Nova Lei de Licitações, em 2021 substituiu a lei que estava vigente desde 1.993, a nossa popular 8.666 e os seus normativos correlatos. Apesar das tantas alterações que mudam substancialmente os procedimentos das contratações públicas, a Nova Lei de Licitações ainda coexistirá com a Lei 8.666 até 1º de abril de 2.023.

    Hoje falarei sobre um tema muito importante que traz substanciais mudanças na rotina das licitações: procedimentos auxiliares.

    Você sabe o que são e como funcionam os procedimentos auxiliares?

    Procedimentos auxiliares consistem em instrumentos de diferentes naturezas e objetos, voltados, conforme o caso, à seleção de potenciais contratados, à estruturação de soluções inovadoras para a Administração Pública e à veiculação de regimes procedimentais de contratação.

    A Nova Lei de Licitações estabelece como procedimentos auxiliares o Credenciamento, a Pré-qualificação, o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, o Registro de Preços e o Registro Cadastral.

    Aqui vamos falar sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI, que está previsto no artigo 81 da Lei nº 14.133/2021 e, como próprio nome anuncia, se refere à entrega de uma declaração dos fornecedores manifestando interesse em participar do processo licitatório.

    O Procedimento de Manifestação de Interesse é um mecanismo formal de utilização conhecido na estruturação de projetos de infraestrutura, incluindo desestatizações de empresas e contratos de parcerias. Na esfera federal, encontra fundamento nas Leis nº 8.987/1995 (art. 21), 9.074/1995 (art. 31) e 11.079/2004 (art. 3º, caput e § 1º) e é regido, especificamente, pelo Decreto nº 8.428/2015.

    A Nova Lei de Licitações inovou ao dedicar seção exclusiva do capítulo de procedimentos auxiliares à disciplina do Procedimento de Manifestação de Interesse, inexistente na Lei 8.666/1993 e que precisará ser disseminado na prática da licitação tão tumultuada ora pelo ainda “desconhecido” novo regime.

    Nos termos do artigo 80 da Nova Lei de Licitações, a Administração fica autorizada a solicitar aos fornecedores, mediante procedimento aberto de manifestação de interesse a ser iniciado com a publicação de edital de chamamento público, a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de relevância pública.

    Este procedimento auxiliar tem sido bem discutido e há quem defenda que será, na prática, muito rejeitado por não garantir ao vencedor do procedimento o direito de preferência no processo licitatório, não obrigar o poder público a realizar a licitação objeto do PMI e não implicar em direito a ressarcimento de valores envolvidos na elaboração do projeto, cabendo a remuneração somente pelo vencedor da licitação (vedada, em qualquer hipótese, a cobrança de valores do poder público). Dessa forma, a lei anuncia um instituto de pouca utilização, numa analogia com o diálogo competitivo, cuja utilização está bem distante da realidade da maioria dos municípios pátrios.

    Finalmente, embora careça de autorização positivada em lei, há previsão de que o Procedimento de Manifestação de Interesse, poderá ser restrito a startups de natureza crescente e com grande potencial, que se dediquem à pesquisa, ao desenvolvimento e à implementação de novos produtos ou serviços baseados em soluções tecnológicas inovadoras que possam causar alto impacto, exigida, na seleção definitiva da inovação, validação prévia fundamentada em métricas objetivas, de modo a demonstrar o atendimento das necessidades da Administração.

    Não perca os próximos artigos no meu blog www.opiniaosimoneamorim.com.br onde falarei sobre os demais procedimentos auxiliares da Nova Lei de Licitações.

    • Sobre o autorInstrutora de órgãos públicos - escritora
    • Publicações98
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações1315
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-procedimento-de-manifestacao-de-interesse-na-nova-lei-de-licitacoes/1314125471

    Informações relacionadas

    Schiefler Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A aplicação e o impacto da Nova Lei de Licitações em contratos administrativos vigentes e futuros

    Paduan Seta, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O que é um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)?

    Simone Amorim, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Procedimento de Pré-Qualificação

    Rodrigo Castello
    Artigoshá 12 anos

    Teoria da equivalência dos antecedentes causais

    Pedro Calil, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Do Procedimento de Manifestação de Interesse

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)