Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O Simples Nacional e a substituição tributária do Pis/Cofins monofásico

    Publicado por Gomes Corrêa Adv
    há 4 anos

    Neste artigo, quero que o leitor perceba que há nichos empresariais cujos produtos têm melhores benefícios fiscais no caso da opção pelo Simples Nacional como regime tributário. Pois bem, há produtos que gozam de alíquota zero, com fundamento na Lei 10.925/2004. Mas somente terão tal benefício caso a empresa adote o regime tributário do lucro real ou do lucro presumido. As empresas do Simples Nacional, por seu turno, quando comercializem produtos previstos na lei citada, deverão recolher PIS/COFINS incidentes sobre o mesmo, independentemente de onde estejam na cadeia de distribuição. Como assim? No Simples Nacional, existem produtos que são tributados somente no início da cadeia, ou seja, na indústria. Os demais componentes da cadeia, distribuidores, atacadistas, varejistas, são isentos de imposto. São os chamados produtos monofásicos. Exemplos: shampoo, condicionador, medicamentos, bebidas frias, álcool, maquiagens. Sendo assim, na substituição tributária do PIS/COFINS monofásico, o industriário, caso seja optante do Simples, terá um imposto grande a pagar, pois o imposto não é diluído por toda a cadeia. Por outro lado, se o distribuidor, varejista ou atacadista comercializar produtos constantes da Lei 10.925/2004, também pagará imposto, pois, nesse caso, não há isenção. Logo, os produtos monofásicos não tributados na etapa de comercialização da empresa optante pelo Simples podem ser uma importante fonte de economia no cenário atual de pandemia em que vive a sociedade brasileira e mundial.

    Walter Matheo é consultor e advogado tributarista.

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Tributário
    • Publicações5
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações312
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-simples-nacional-e-a-substituicao-tributaria-do-pis-cofins-monofasico/931735925

    Informações relacionadas

    GRM Advogados, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Empresas do Simples devem pagar PIS e COFINS na Zona Franca de Manaus ?

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    3.5.2 Regime misto

    Camila Moersbaecher, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Simples Nacional e os Produtos Monofásicos

    Camila Vergueiro
    Artigoshá 11 anos

    PIS/Confins - isenção no transporte interno de cargas

    Ruan Lopes, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Passo a passo para recuperação de tributos monofásicos no Simples Nacional

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)