Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

O uso da cerâmica nos revestimentos na construção civil. tema escolhido em razão das perícias de avaliação imobiliária das acessões e benfeitorias.

Publicado por Telma Sueli Teixeira
há 2 anos

ARTIGO CIENTÍFICO

O USO DA CERÂMICA NOS REVESTIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RIO DE JANEIRO

2022

Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Construção Civil.

O USO DA CERÂMICA NOS REVESTIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Telma, Teixeira Sueli José

RESUMO

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, A NBR 60.22 de 2003.

O objetivo deste artigo é chamar a atenção para a importância e a confiabilidade da cerâmica nos revestimentos das construções, visto que é a mais usada na construção civil para os revestimentos. Além do preço bem mais accessível e a facilidade de encontrá-la no mercado da construção civil, a durabilidade, os elementos e as propriedades da cerâmica a transformam no material para revestimento mais usado na construção civil. Os benefícios da cerâmica em revestimentos são inúmeros e quanto à produção, origem e tipos de revestimentos utilizados na construção civil, a cerâmica é a mais utilizada.

Palavra-chave: uso da cerâmica; revestimentos; construção civil; benefícios e finalidades.

ABSTRACT

This work presents the elements that constitute the structure of a scientific article, as well as presents the rules of presentation, the abstract, the citation in the text and the references. The orientation presented here are based on the rule for the presentation of scientific articles, NBR 60.22 of 2003.

The purpose of this article is to call attention to the importance and reliability of ceramics in building coatings, seeing that it is the most used in civil construction for coatings. In addition to the much more affordable price and the ease of finding it in the civil construction market, the durability, elements and properties of ceramic make it the most commonly used coating material in civil construction. The benefits of ceramic in coatings are numerous and regarding the production, origin and types of coatings used in civil construction, ceramic is the most used.

Keywords: use the ceramic; coatings; civil construction; benefits and purposes.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Pós- graduação lato sensu Faculdade Futura – Grupo Faveni

INTRODUÇÃO

Na construção civil, quando chega na etapa de revestimentos (acabamentos), a cerâmica é a opção mais prática, de excelentes propriedades, bem acessível em termos de custo, com durabilidade e o visual que chama atenção de uma obra com os revestimentos necessários, entre outros fatores de essencial importância.

A cerâmica como revestimento é usada tanto nas áreas molhadas (cozinha, banheiros, área de serviço, piscinas), quanto nas áreas secas (piso, teto, telhado, paredes e outros).

Quando se constrói em terrenos com excesso de umidade, o ideal é fazer o revestimento da parede externa com a cerâmica, devido seu grande poder de impermeabilização, além do custo ser bem mais em conta. Ademais, ela também é empregada para proteção dos muros após a impermeabilização, de modo a evitar que os rebocos se soltem, a infiltração passe para o muro, que dependendo do tipo de terreno, a umidade passa para as construções, visto que as águas pluviais acabam não só infiltrando para dentro dos muros sem revestimentos, como também para dentro das construções, no caso das residências. Dessa forma, esse problema é enfrentado por muitos brasileiros e depende do tipo do solo onde a construção foi edificada. Nesse sentido, o revestimento com o uso das cerâmicas, é bem eficiente e de baixo custo para amenizar e até combater esse tipo de problema.

‘Um dos aspetos mais importantes da construção do muro é a sua impermeabilização. Quando não são aplicadas medidas de proteção da construção (revestimento) o muro pode facilmente ser contaminado por infiltração de água. Por isso devemos proteger um muro contra infiltrações e umidade.’

em ambientes com muita retenção de umidade — como garagens, depósitos e similares — é altamente recomendável a aplicação de um revestimento e a cerâmica tanto nas paredes quanto nos pisos é de fácil colocação, como em termos econômicos, bem mais accessível.’

https://blog.archtrends.com/revestimento-para-paredes-com-umidade.

MÉTODO

O método aplicado foi a pesquisa, em razão do tema abordado não haver necessidade de estudos aprofundados, por ser um tema comum, muito usado na construção civil e de fácil entendimento para quem ler o artigo, no entanto somará conhecimentos para os que já possuem e para aqueles que esperam um resultado satisfatório na escolha do material para o revestimento da sua construção com durabilidade e um baixo custo. De forma a oferecer a proteção e o visual desejado.

BENEFÍCIOS DO USO DAS CERÂMICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Devido as suas propriedades, o material cerâmico tem se tornado essencial nas edificações. As características do material cerâmico se tornaram de grande utilidade na construção civil em virtude de alguns fatores, tais como: propriedades térmicas; possui uma elevada resistência a temperaturas e ao fogo; alto ponto de fusão (3.942º C); fácil de ser encontrado e preços acessíveis no mercado da construção civil.

PROPRIEDADES DO MATERIAL CERÂMICO

Tudo vai depender de como o material cerâmico for produzido. As cerâmicas são produzidas através de uma mistura, com parte de argila (maior parte) e outros minerais. O material cerâmico, conforme esclarece o blog tudo-sobre-revestimento, “o material é queimado até 1150ºC. Depois disso, as placas são secas e podem receber uma aplicação de esmalte, que serve para colorir e decorar as cerâmicas.”

A origem da matéria prima do revestimento cerâmico é bem explicativa, consoante o blog história da Cerâmica, ‘a cerâmica é o material mais antigo que o homem já produziu. A origem da palavra que compõe a cerâmica vem do grego “Kéramos” ou “Argila Queimada”’.

A cerâmica é um material altamente resistente, que quando bem conservado pode durar anos. Apresenta uma fácil aplicação nos revestimentos e um custo bem acessível a todos.

Como já citado, as cerâmicas são impermeáveis a umidade, possuindo uma fabricação fácil, o qual é um dos motivos principais de sua comercialização no mercado da construção civil. A cerâmica se tornou bem mais em conta em termos financeiros do que outros materiais de revestimento e muitos são derivados de materiais que compõe a cerâmica, é como se quase “tudo” partisse dela.

A utilidade da cerâmica é extremamente abrangente, por isso é de grande utilidade seu uso na construção civil.

No Brasil, a cerâmica foi derivada dos indígenas. A cultura indígena nos trouxe esta herança, a qual hoje se tornou o material mais utilizado em revestimento nas construções, inclusive, nas de baixa renda em programas como “minha casa, minha vida”, os revestimentos e os acabamentos são todos em cerâmica.

São vários tipos de revestimentos em cerâmica, a comum, o porcelanato, a pastilha e outros. A mais usada na construção civil nos pisos e paredes é a cerâmica comum.

É válido ressaltar, que o Brasil é o 2º colocado na produção de cerâmica para fins de revestimento, ficando atrás somente da China.

As telhas em cerâmica são muito usadas na construção civil, uma vez que sua utilização principal é para isolamento térmico. A cerâmica tem uma enorme variedade e no mercado da construção civil são encontrados vários produtos em cerâmica para as mais variáveis finalidades.

Ademais, a durabilidade do piso em cerâmica simples pode chegar a 50 anos, em porcelanato pode ultrapassar. É fato que para tanto é necessário que ele seja conservado, apesar dos rejuntes precisarem ser refeitos de tempos em tempos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MATERIAL CERÂMICO USADO NOS REVESTIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Primeiramente, ele é um material isolante, tendo em vista que é um ótimo condutor de eletricidade. Uma de suas maiores vantagens, é ser resistente ao fogo. Porém, quanto as desvantagens, não restam dúvidas que são os rejuntes, já citados acima e a facilidade de acontecerem arranhões ou lascas ao sofrerem um impacto. De modo que não devemos arrastar móveis sobre o piso.

Cabendo ressaltar que não somente pisos, mas também azulejos, telhas e vidro são usados a partir da cerâmica para revestimentos e acabamentos na construção civil. A indústria da cerâmica domina o mercado da construção civil, pela sua intensa procura e não somente para os revestimentos.

PRINCIPAIS FINALIDADES DO REVESTIMENTO COM A CERÂMICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

As principais finalidades do revestimento com a cerâmica, são para proteger. Além disso, a estética é levada muito em conta, servindo como material decorativo, porque uma vez que a parte da construção se encontra finalizada, dar-se-á início a parte dos acabamentos, os quais tornam-se imprescindíveis para o visual da construção. De maneira que os revestimentos dão o acabamento de proteção e o visual.

É exatamente após essa etapa que podemos dizer se os acabamentos são de baixo, normal ou alto padrão e até de padrão alto elevado.

Para uma reforma, não poderão faltar os revestimentos e dificilmente a cerâmica fica de fora. Não restando dúvidas que a cerâmica é uma das opções de revestimento mais duráveis.

As peças de cerâmica se misturadas ao porcelanato, podem ainda melhorar o padrão dos acabamentos. No entanto, isso não significa que as cerâmicas fiquem a desejar do porcelanato (que não deixa de ser um tipo de cerâmica, levando menos argila na sua fabricação), mas existem vários tipos de cerâmicas e se misturadas, ficam belas e decorativas no ambiente, principalmente como revestimento das paredes.

Não podemos deixar de ressaltar, que as cerâmicas têm de várias marcas e se bem fabricadas, são de uma imensa utilidade na construção civil.

Nesse âmbito, a cerâmica comum, as pastilhas e/ou o porcelanato nos revestimentos são os mais duráveis, não restando dúvidas que o uso do material cerâmico para os revestimentos na construção civil é incontestável, principalmente pelo fator econômico é o mais utilizado nas construções em geral.

Como perita judicial avaliadora imobiliária, nas ações em que tenho que avaliar as acessões e benfeitorias, percebo que na maioria as cerâmicas como material, se destaca de qualquer outro material para revestimento. Em conjunto com outros materiais misturados nos acabamentos, pode elevar o padrão da construção.

Observando que quando na construção está faltando os revestimentos, a construção sofre depreciação, é considerada uma obra inacabada, construção pronta, mas sem os revestimentos e materiais que completam os acabamentos.

CONCLUSÃO

A cerâmica se destaca como um dos materiais mais usados para os revestimentos na construção civil. Toda a sua história e a prova de sua durabilidade, de fácil fabricação, preço acessível, fácil de ser encontrada, possuir muitas características favoráveis, o seu tempo de vida útil bem prolongado e de fácil aplicação facilitando o trabalho, comprova esse destaque. Podendo ser aplicado sobre paredes, pisos, tetos e outros ambientes, com a finalidade de proteger o substrato contra umidade, aumentando a resistência, o isolamento termoacústico e até facilitando novos revestimentos sobre ela. Ademais o efeito estético dos revestimentos em cerâmica já se encontra no mercado de vários tamanhos e designs e cores. Além do seu baixo custo, é fato que não há como contestar que a cerâmica se torna de grande atração para uso nos revestimentos na construção civil.

O revestimento que nada mais é que uma camada externa aplicada de um material para cobrir a alvenaria, protegendo e dando o visual certo de acordo com o escolhido no projeto ou de acordo com o gosto de quem está contratando a obra. Nesse sentido, a cerâmica é tão atrativa que barateia a mão de obra, na sua colocação em relação a outros materiais de revestimento.

Por essas e outras razões já citadas, o uso da cerâmica como material para revestimento na construção civil é a campeã no Brasil.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Esse artigo é um recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação lato sensu em Construção Civil pela Faculdade Futura do grupo FAVENI – Minas Gerais/Brasil. setembro de 2022 por Telma Sueli José Teixeira.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Deus, por me proporcionar a oportunidade de realizar perícias nas edificações e construções de pequeno, médio e até grande porte, em especial nas ações que envolvem as acessões e benfeitorias. O que me levou a buscar o aprimoramento na área da engenharia da construção civil.

E a todos que contribuíram para que eu buscasse esta especialização Lato sensu e contribuíram para que eu hoje estivesse concluindo-a com êxito para aplicá-la na minha profissão.

Em especial a todos os magistrados do TJRJ, pela confiança e credibilidade no meu trabalho (encargo confiado).

Meus agradecimentos!

REFERÊNCIAS

SITES CONSULTADOS: 2022

www.corretanet.com.br/site/produtos-em-destaque/revestimento.

D2Rengenharia.com.br – Engenharia e Construções.

https://archtrends.com – blog – tudo-sobre- revestimento

http://www.engmateriais.deg.ufla.br > materiais-cerâmicos

https://www.passeidireto.com> Quais são as vantagens da cerâmica em revestimentos

https://pointer.com.br>blog > piso-de-cerâmica

https://teccer.com.br> blog> história da cerâmica

ARTIGOS/ ENTREVISTAS: DE 2018 A 2022

Eme.Jr. Materiais E Metalurgia (Construção Civil)

Tozzi-Patrícia – data 18/06/2018 (online)

Título: A grande diversidade de materiais para revestimento.

Artigos publicados sobre revestimento no Núcleo de conhecimento em engenharia civil. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil

LAUDOS DE AVALIAÇÃO:

Laudos de avaliação de benfeitorias realizadas em imóveis (construção e benfeitorias) Telma, Teixeira Sueli José – 2021/2022 – RJ

REVISÃO E CORREÇÃO ORTOGRÁFICA:

Júlia Damasceno Bonfá

TRADUÇÃO:

Júlia Damasceno Bonfá

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações179
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-uso-da-ceramica-nos-revestimentos-na-construcao-civil-tema-escolhido-em-razao-das-pericias-de-avaliacao-imobiliaria-das-acessoes-e-benfeitorias/1685326880

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 meses

Acessão, benfeitoria e indenização

Rodrigo Amaral, Advogado
Artigoshá 2 anos

Posso contestar o Laudo de Vistoria do imóvel alugado?

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 anos

A acessão

Superior Tribunal de Justiça
Jurisprudênciahá 7 meses

Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX SP XXXX/XXXXX-9

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como perita judicial avaliadora imobiliária, avaliamos muito acessões e benfeitorias, e a maioria dos revestimentos, nos imóveis de padrão normal de acordo com as Normas Técnicas - ABNT. percebo que o uso da cerâmica nos revestimentos é campeã, além da mesma servir como impermeabilizante, apesar do tema parecer com engenharia, tem haver com o direito e os advogados, entendendo um pouco do assunto, vem acrescentar no seu trabalho, quando presente nas perícias imobiliárias. continuar lendo