Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

Por que a lei Maria da Penha não previu recurso para o homem?

Publicado por Júlio Konkowski
há 3 meses

A Lei Maria da Penha enfrenta críticas quanto à ausência de previsão de recursos para os homens.

Dr. Konkowski destaca que, embora a Lei Maria da Penha não seja inconstitucional por não prever explicitamente recursos para o homem, essa lacuna obriga os aplicadores da lei a procederem a uma interpretação conforme a Constituição Federal. "A lei não está isolada; ela coexiste com outras normas e sistemas jurídicos, o que exige uma interpretação integrada ao ordenamento jurídico brasileiro," explica.

Críticos, incluindo Dr. Konkowski, veem na ausência de previsão de recurso uma "atrocidade", argumentando que tal omissão dificulta a defesa e o acesso à justiça por parte dos homens. "Não prever um recurso específico contra as medidas protetivas é, na minha visão, uma aberração que favorece uma desigualdade processual," afirma.

Os movimentos feministas, segundo Konkowski, aplaudiram não apenas a criação da lei, mas também a ausência de mecanismos recursais para os homens, o que ele descreve como uma "lei de torcida". "Está tudo para um lado e nada para o outro. Isso não é produzir igualdade," critica.

Na prática, a falta de previsão de recurso específico deixa a decisão sobre qual recurso é cabível à discricionariedade de cada juiz. "Há um trabalho hercúleo para romper a barreira do cabimento recursal, o que, em muitos casos, impede o homem de se defender adequadamente," relata Dr. Konkowski.

Respeitem as mulheres

  • Sobre o autorEspecialista na defesa na lei Maria da Penha
  • Publicações46
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/por-que-a-lei-maria-da-penha-nao-previu-recurso-para-o-homem/2207963269

Informações relacionadas

Fabiano Vasconcellos, Consultor Jurídico
Modeloshá 4 anos

Ação Monitória

Gabriel Ribeiro Advogado, Advogado
Artigoshá 3 meses

Qual o prazo do Flagrante? 24 horas?

Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
Artigoshá 3 meses

O Sistema Carcerário Brasileiro em Comparação com Outros Países: Desafios para a Ressocialização dos Apenados à Luz da Legislação Penal

Renan Macedo Vilela Gomes, Advogado
Artigoshá 3 meses

Unificação de penas

Bruna Alvares da Silva Mariano, Advogado
Artigoshá 3 meses

Vínculo Trabalhista entre Motoristas De Aplicativos de Transporte

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)