Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação – REPES

    Publicado por Thiago Prado
    há 3 anos

    Olá!

    Hoje vou falar um pouco sobre este benefício fiscal concedido para as pessoas jurídicas que exerçam, preponderantemente, atividades de desenvolvimento de software ou de prestação de serviços de tecnologia da informação, que é o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação – REPES. É criado na forma da Lei nº 11.196, de 21-11-2005 e regulamentado pelo Decreto nº 5.172, de 02-03-2006, e suspende a exigência de: PIS/Pasep, PIS/Pasep-Importação, Cofins, Cofins-Importação e Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.

    A empresa beneficiária deverá firmar compromisso de exportação igual ou superior a 50% de sua receita bruta anual decorrente da venda dos bens e serviços (art. , Lei nº 11.196, de 21-11-2005).

    Como o REPES, no caso de venda ou de importação de bens novos destinados ao desenvolvimento, no País, de software e de serviços de tecnologia da informação, fica suspensa a exigência (art. , Lei nº 11.196, de 21-11-2005):

    -da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a receita bruta da venda no mercado interno, quando os referidos bens forem adquiridos por pessoa jurídica beneficiária do Repes para incorporação ao seu ativo imobilizado;

    -da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, quando os referidos bens forem importados diretamente por pessoa jurídica beneficiária do Repes para incorporação ao seu ativo imobilizado.

    Sendo serviços destinados ao desenvolvimento, no País, de software e de serviços de tecnologia da informação, fica suspensa a exigência (art. , Lei nº 11.196, de 21-11-2005):

    -da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a receita bruta auferida pela prestadora de serviços, quando tomados por pessoa jurídica beneficiária do Repes;

    -da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, para serviços importados diretamente por pessoa jurídica beneficiária do Repes.

    É também suspensa a exigência do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, incidente sobre a importação de bens novos, sem similar nacional, quando efetuada diretamente por pessoa jurídica beneficiária do regime para incorporação ao seu ativo imobilizado (art. 1º, § 1º inc. III, Decreto nº 5.172, de 02-03-2006).

    A empresa precisa estar previamente habilitada pela Secretaria da Receita Federal (art. 3º, Decreto nº 5.172, de 02-03-2006).

    Não poderá se habilitar ao REPES a empresa que (art. 4º, Decreto nº 5.172, de 02-03-2006):

    -for optante pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES;

    -esteja irregular em relação aos tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal e Secretaria da Receita Previdenciária (art. 4º, § 1º, inc III do Decreto nº 5.172, de 02-03-2006 e art. , Lei nº 11.196, de 21-11-2005).

    Após cumprido o compromisso de exportação igual ou superior a 50% de sua receita bruta anual, as suspensões irão se converter em alíquota 0 (art. , Lei nº 11.196, de 21-11-2005).

    • Publicações7
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações274
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/regime-especial-de-tributacao-para-a-plataforma-de-exportacao-de-servicos-de-tecnologia-da-informacao-repes/1279186534

    Informações relacionadas

    Studio Fiscal, Contador
    Artigoshá 9 anos

    REPES – Você conhece os benefícios?

    Studio Fiscal, Contador
    Artigoshá 9 anos

    RECAP – Regime ajuda empresas a solucionarem problemas fiscais

    Gabriel Benelli, Advogado
    Artigosano passado

    Empresas que vêm tendo prejuízo, compensa continuar no Simples Nacional?

    Notíciashá 12 anos

    TRIBUTAÇÃO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    COAD
    Notíciashá 7 anos

    Comissão aprova inclusão de datacenter em regime especial de tributação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)