Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

STF estabelece competência da Justiça Comum para todos os casos de representação comercial

Em julgamento com repercussão geral, o STF entendeu que não cabe à Justiça do Trabalho julgar casos de representação comercial, mesmo quando este for prestado por pessoa física

Publicado por Rayssa Castro Alves
há 4 anos

No dia 25/09/2020 o STF julgou o Recurso Extraordinário (RE) 606003, com repercussão geral (Tema 550), assentando que é competência da Justiça Comum analisar os casos envolvendo cobranças de comissões e valores da representação comercial.

Mas por que isso é interessante?

Antes, o entendimento dos Tribunais era assim: se a representação comercial fosse exercida por empresa, ou seja, se o representante abriu uma sociedade para prestar os serviços a terceiros e houver qualquer discussão sobre a representação, como retenção de comissões, não pagamento do aviso prévio, entre outros, o representante deveria ir na Justiça Comum Estadual para cobrar seu crédito.

Se a representação, entretanto, era exercida por pessoa física, ela era considerada relação de trabalho, por isso poderia ser discutida na Justiça do Trabalho.

Desta forma, o STF acabou por unificar as demandas de representação comercial, que deverão ser processadas todas na Justiça Comum Estadual.

O entendimento que prevaleceu foi do ministro Luís Roberto Barroso, que vê na relação de representação comercial um vínculo comercial, pois a própria lei fala em contrato típico de natureza comercial, por isso não faz sentido pleitear créditos junto à Justiça do Trabalho.

Por um lado, esse entendimento é interessante para quem utiliza os serviços de representação comercial, pois não estarão mais sujeitos às pesadas e muitas vezes arbitrárias execuções promovidas pela Justiça do Trabalho.

Por outro, o representante comercial terá que lidar com a demora da prestação na Justiça Comum, que não conta com a celeridade da Justiça do Trabalho.

Para mais informações, veja a notícia no site do STF.

             *Photo by Tingey Injury Law Firm on Unsplash

  • Publicações35
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/stf-estabelece-competencia-da-justica-comum-para-todos-os-casos-de-representacao-comercial/945411966

Informações relacionadas

Andreina Nogueira, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

O Princípio da Proteção no Direito Processual do Trabalho e os reflexos da Reforma Trabalhista de 2017.

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 30 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 939 DF

Luis Theófilo, Advogado
Artigoshá 9 anos

O golpe da falsa publicidade em sites e catálogos

Dominique Ferreira, Advogado
Artigoshá 4 anos

Análise da ADI 939

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)