Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Usucapião Extrajudicial – vale a pena ?

    Publicado por Tatiana Cammarosano
    há 4 meses

    Usucapião Extrajudicial – vale a pena ?

    Usucapião extrajudicial é o nome que se dá ao processo da conversão da posse do imóvel em propriedade, sem a necessidade da propositura de uma ação judicial, já que a Lei nº 13.465/2017 trouxe, em tese, a possibilidade de se atingir o mesmo resultado através de um processo extrajudicial no Tabelionato de Notas e no Cartório de Registro de Imóveis – desde que cumpridos os requisitos inerentes ao instituto e os adicionais criados por esta Lei. Esta modalidade extrajudicial foi recebida com grande expectativa, coberta de promessas de desburocratização, celeridade, efetividade e desoneração do judiciário. No entanto, a prática evidenciou requisitos que destoam, em muito, da celeridade e efetividade do procedimento.

    Cumpre esclarecer que, embora a lei traga a descrição da documentação necessária para ingressar com o pedido, cada cartório, na prática, costuma trabalhar de forma diferente um do outro. Há cartórios, por exemplo, que não fornecem informação alguma sobre o procedimento. Há cartórios que exigem documentos a mais do que os elencados na lei, como também há cartórios que exigem cópia autenticada de TODOS os documentos juntados no processo ou a juntada de todos os documentos originais. Tais exigências, rigorosas, acabam inviabilizando o processo, por se tornar demasiadamente oneroso e dispendioso. Porém, o pior de tudo, é que mesmo que se cumpra todas as exigências do cartório, e pagar todas as taxas, cópias autenticadas, reconhecimento de firmas de todo documento apresentado, corre-se o risco de, no final, o processo não ser aceito pelo cartório e o requerente precisar se valer da via judicial.

    Avaliando-se o risco-benefício do ingresso em cartório extrajudicial para reconhecimento de usucapião, opino que, embora mais demorado e menos custoso, a via judicial ainda é o melhor caminho para o reconhecimento do instituto do usucapião e regularização imobiliária.

    • Publicações10
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/usucapiao-extrajudicial-vale-a-pena/2106318426

    Informações relacionadas

    Paulo Felipe Vilela, Advogado
    Notíciashá 5 meses

    O que é recuperação de crédito tributário municipal de ITBI pago a maior

    Kelson Aragão, Advogado
    Modeloshá 5 meses

    "Petição Eficiente para Impulsionar Processos Judiciais: Modelo Prático"

    Thais Schaly Advogada em Salvador, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Posso obrigar meu irmão a vender uma casa que recebemos de herança?

    Juliana Norma, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Tenho mais de um filho, posso doar um imóvel a um deles?

    O que fazer quando meu carro foi apreendido pelo banco? Algumas Estratégias Legais para confrontar e anular a Busca e Apreensão de Veículos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)