Página 447 da Judicial I - TRF do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) de 15 de Janeiro de 2021

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Esta contribuição ao INCRA temorigemremota na Lei nº 2.613/1955, que criouo Serviço Social Rural – SSR, destinado a promover a “prestação de serviços sociais no meio rural, visando a melhoria das condições de vida da sua população”, destinando-lhe três contribuições (art. 2º, II, c.c. art. 6º, caput e § 1º, art. 6º, § 4º, e art. 7º), dentre as quais a estabelecida no art. , § 4º:devida pelos empregadores em

geral (urbanos e rurais), recolhida pelos institutos e caixas de aposentadoria e pensões e repassada ao SSR, estabelecida como umacréscimo “adicional de 0,3%(três décimos por cento) sobre o total dos salários pagos.”

ALei Delegada nº 11, de 11.10.1962, extinguiuo SSR e transferiusuas atribuições, patrimônio e receitas à Superintendência de PolíticaAgrária – SUPRA.

ALei nº 4.504/1964 instituiuo Estatuto da Terra, destinado a desenvolver a ReformaAgrária, visando “estabelecer um sistema de relações entre o homem, a propriedade rural e o uso da terra, capaz de promover a justiça social, o progresso e o bem-estar do trabalhador rural e o desenvolvimento econômico do país, com a gradual extinção do minifúndio e do latifúndio”, para esse fimespecífico criando o Instituto Brasileiro de ReformaAgrária - IBRA (art. 16, § único). De outro lado, esse Estatuto crioutambémo Instituto Nacional de DesenvolvimentoAgrário – INDA (art. 74), para “promover o desenvolvimento rural, essencialmente através das atividades de colonização, extensão rural e cooperativismo”. O Grupo Executivo da ReformaAgrária (GERA) foidepois instituído como órgão gestor da reforma agrária (Estatuto art. 37, I), incluído pelo superveniente Decreto-Leinº 582, de 1969.

Esse Estatuto da Terra, ao extinguir a SUPRA (art. 116), transferiuas suas atribuições para diversos órgãos distintos e, quanto às contribuições da extinta SSR (que haviamsido destinadas à SUPRApela LeiDelegada nº 11, de 1962), parte da sua receita (50%) foi destinada ao INDA, enquanto a outra metade (50%), conforme art. 117, inciso II, caberia ao órgão a ser criado e encarregado da assistência/previdência socialrural, sendo então provisória e supletivamente tambémdestinada ao INDA (arts. 115-117).

Anote-se que nessa época o órgão dedicado à assistência e previdência do trabalhador ruralera o Ministério do Trabalho e Previdência Social, nos termos da Lei nº 4.214, de 02.03.1963, que criouo Estatuto do Trabalhador Rural e o Fundo deAssistência e Previdência do Trabalhador Rural - FUNRURAL, sendo que ao citado Funruralo superveniente Decreto-Lei nº 276/1967 destinoua receita (50%) da contribuição prevista no artigo 117, II, da Leinº 4.504/1964 (ao incluir o inciso II no artigo 158 da Lei4.214/63), receita que era destinada a uma conta específica junto ao Instituto de Aposentadores e Pensões dos Industriários – IAPI. Estas atividades e receitas foram, mais à frente, transferidas à autarquia federal denominada FUNRURAL, criada pela Lei Complementar nº 11, de 1971.

Na sequência, o Instituto Nacional de Colonização e ReformaAgrária (INCRA) foicriado pelo Decreto-Lei nº 1.110/1970 (arts. 1º e 2º), incorporando e sucedendo todos os direitos, competências, atribuições e responsabilidades do Instituto Brasileiro de ReformaAgrária (IBRA), do Instituto Nacional de DesenvolvimentoAgrário (INDA) e do Grupo Executivo da ReformaAgrária (GERA). Por conta disso, passoua ser responsávelpela promoção da reforma agrária (IBRA e GERA) e das atividades de desenvolvimento rural (INDA).

DECRETO-LEI Nº 1.110, DE 9 DE JULHO DE 1970. Cria o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), extingue o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário e o Grupo Executivo da Reforma Agrária e dá outras providências.

Art. 1º É criado o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Agricultura, com sede na Capital da República.

Art. 2º Passam ao INCRA todos os direitos, competência, atribuições e responsabilidades do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA) e do Grupo Executivo da Reforma Agrária (GERA), que ficam extintos a partir da posse do Presidente do nôvo Instituto.

Depois disso, o Decreto-Lei nº 1.146, de 31.12.1070, consolidoua legislação a respeito desse tema e reguloua destinação das contribuições criadas originariamente pela Leinº 2.613, de 1955, passando a dispor sobre as contribuições comalgumas modificações.

Desta forma, aquelas contribuições do extinto SSR foramdestinadas, sucessivamente, à SUPRA (LeiDelegada nº 11/1962), ao INDA (Leinº 4.504/1964 - Estatuto da Terra, arts. 74 e 117) e, finalmente, ao INCRA (Dec.-leinº 1.110/1970, arts. 1º e 2º), e, nos termos desse Decreto-Lei nº 1.146, de 1970, artigo , inciso I, e os arts. , e , ficaramassimdefinidas:

1. noArtigo 2º, a contribuição substitutiva do Sistema S: “a contribuição instituída no "caput" do artigo da Lei número 2.613, de 23 de setembro de 1955, é reduzida para 2,5%(dois e meio por

cento), a partir de 1º de janeiro de 1971, sendo devida sôbre a soma da fôlha mensal dos salários de contribuição previdenciária dos seus empregados pelas pessoas naturais e jurídicas, inclusive cooperativa”, que exerçam as atividades agropastoris ali enumeradas, ficando tais contribuintes isentos das contribuições ao SESI, SESC, SENAI e SENAC; sendo arrecadada pelo I.N.P.S. e repassada ao INCRA (art. 4º, § 2º);

2. noArtigo 3º, a contribuição ao INCRA e ao Funrural: “o adicional de 0,4%(quatro décimos por cento) a contribuição previdenciária das emprêsas, instituído no § 4º do artigo da Lei nº 2.613, de

23 de setembro de 1955, com a modificação do artigo 35, § 2º, item VIII, da Lei número 4.863, de 29 de novembro de 1965.”; sendo arrecadada pelo I.N.P.S. e repassada ao INCRA, 50%como receita própria e 50%do FUNRURAL (art. 4º, § 2º c.c. art. 1º, I e II);

3. noArtigo 5º, a contribuição cobrada junto como I.T.R.: “a contribuição de 1%(um por cento), instituída no artigo da Lei nº 2.613, de 23 de setembro de 1955, com a alteração do artigo do

Decreto-Lei número 58, de 21 de novembro 1966, sendo devida apenas pelos exercentes de atividades rurais em imóvel sujeito ao Impôsto Territorial Rural”; esta contribuição sendo “calculada na base de 1%(um por cento) do salário-mínimo regional anual para cada módulo, atribuído ao respectivo imóvel rural de conformidade com o inciso III do artigo da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964”; e sendo esta contribuição “lançada e arrecadada conjuntamente com o Imposto Territorial Rural, pelo INCRA”.

No ano seguinte, a Lei Complementar nº 11, de 25.05.1971, transformouo FUNRURAL emautarquia, ao qualforamatribuídas as atividades de assistência socialruralno âmbito do PRORURAL, prevendo as contribuições para o seucusteio no artigo 15, incisos I e II, sendo:

(1) a contribuição sobre a comercialização da produção rural, antes criada pelo DL nº 276/1967 (inciso I); e

(2) a “contribuição de que trata o art. do Decreto-lei nº 1.146, de 31 de dezembro de 1970”, majorada para 2,6%, destinando ao Funrural a parcela de 2,4%, e o remanescente de 0,2% ao INCRA (inciso II; esta era aquela contribuição originariamente instituída no artigo , § 4º, da Lei nº 2.613, de 1955).

Assim, após a edição do Decreto-lei nº 1.146, de 1970 e da instituição do FUNRURAL para assunção das atividades de assistência socialruralpela Lei Complementar nº 11/1971, ao INCRA ficouassegurado, para o custeio das atividades próprias que herdoudos antigos IBRA, INDAe GERA (reforma rural, bemcomo, desenvolvimento rural- expresso emcolonização, cooperativismo e extensão), a destinação das receitas de contribuições mencionadas nos artigos , (o percentual de 0,2%) e do Decreto-lei nº 1.146, de 31 de dezembro de 1970, as duas primeiras cobradas pelo antigo INPS (atualINSS), e a terceira pelo próprio INCRA.

Cumpre registrar que o Decreto-Lei nº 1.166/1971 dispôs apenas sobre a contribuição sindical estabelecida na CLT, estabelecendo que sua cobrança caberia ao INCRA e juntamente como imposto territorialrural– ITR do imóvela que se referir, cabendo ao INCRA apenas um%para cobrir suas despesas (arts. 4º e 5º); não se confunde, pois, coma contribuição ao INCRA de que aquise trata, visto que suas receitas não lhe eram destinadas.

Já sob a nova ordemda Constituição Federalde 1988, após muitas discussões nos tribunais, a Primeira Seção do Egrégio Superior Tribunalde Justiça, no julgamento dos EREsp 770.451/SC, dirimindo dissídio existente entre as duas Turmas de Direito Público acerca da possibilidade de compensação entre a contribuição para o INCRAe a contribuição incidente sobre a folha de salários, decidiuque a exação destinada ao INCRA criada pelo Decreto-Lei 1.110/70, artigo 15, II, foirecepcionada pela Constituição Federalde 1988 (artigos 149 e 240), não se destina ao financiamento da Seguridade Social, porque temnatureza de contribuição de intervenção no domínio econômico, destinada à reforma agrária, à colonização e ao desenvolvimento rural, daíporque concluiuaquela Corte Superior que talcontribuição não foirevogada pela Leinº 7.787/1989 (que apenas suprimiua parcela de custeio do PRORURAL) e nempela Leinº 8.212/1991 (que, coma unificação dos regimes de previdência, tão-somente extinguiua Previdência Rural), pelo que ela continua sendo plenamente exigível, sendo objeto da súmula nº 516 do STJ.

Súmula 516 - A contribuição de intervenção no domínio econômico para o Incra (Decreto-Lei n. 1.110/1970), devida por empregadores rurais e urbanos, não foi extinta pelas Leis ns. 7.787/1989, 8.212/1991 e 8.213/1991, não podendo ser compensada com a contribuição ao INSS.

Nesse julgado, portanto, o C. STJ tratouda contribuição ao INCRA prevista no Decreto-Lei nº 1.110, de 1970 (correspondendo àquela prevista no artigo do Decreto-lei nº 1.146, de 1970, que fora sucessivamente transferida do antigo SSR à SUPRA e ao INDA, este último que foifinalmente incorporado, junto como IBRA e como GERA, pelo INCRA). E, emface da similaridade de destinação, igualconclusão sobre a natureza e exigibilidade deve ser dada quanto àquelas outras contribuições dos artigos e do Decreto-lei nº 1.146, de 1970, normas que continuamemvigor.

Assim, após a instituição do FUNRURALpara assunção das atividades de assistência socialrural, ao INCRA ficoumantida a destinação das contribuições previstas nos artigos 2º, 3º e 5º do Decreto-leinº 1.146, de 1970 (que se referem, respectivamente, às contribuições originariamente previstas no artigo 6º, caput, no artigo 6º, § 4º, e no artigo , da Lei nº 2.613, de 1955), para o custeio das atividades próprias que herdoudos antigos IBRA, INDAe GERA (reforma rural, bemcomo, colonização, desenvolvimento e extensão rural), semqualquer destinação previdenciária, possuindo natureza de contribuição social de intervenção no domínio econômico, e tendo suas elementares típicas (sujeitos ativo e passivo, fato gerador, base de cálculo e alíquota) acima especificadas, sendo então destinadas aoINCRAas receitas das seguintes contribuições: