Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    07/03 - COLOMBO - Promotoria aciona Estado para garantir aplicação de lei que confere poder de polícia ao Corpo de Bombeiros

    A 5ª Promotoria de Justiça de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, ajuizou ação civil contra o Estado do Paraná para que sejam adotadas as providências necessárias para o cumprimento da Lei Estadual 16.567, promulgada em setembro de 2010. Entre outras providências, a lei confere ao Corpo de Bombeiros poder de polícia para vistorias e fiscalizações em prédios, condomínios e residências, podendo, inclusive, interditar edificações que estejam em desacordo com as normas de segurança. Para isso, segundo o Ministério Público do Paraná, o primeiro passo é a instalação do Conselho Estadual de Segurança Contra Incêndio (Conesci).

    A Promotoria de Justiça explica na ação que o funcionamento do conselho é imprescindível porque cabe a ele editar resoluções para disciplinar as medidas de segurança a serem observadas nas edificações e áreas de risco, bem como instituir normas a serem observadas no processo administrativo de apuração de infração relativa ao descumprimento de medidas de segurança e das atividades de prevenção e combate a incêndio. Na prática, isso significa que sem o Conesci não há como regulamentar o poder de polícia ao Corpo de Bombeiros, que assim fica impossibilitado, por exemplo, de interditar edificações que representem riscos aos seus usuários. Na ação, é requerido prazo de seis meses para que o Estado regulamente e constitua o Conesci.

    “Se estivesse regulamentado o poder de polícia conferido ao Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, este poderia, ao constatar as irregularidades nas edificações, instaurar procedimentos administrativos que ensejariam, quando justo e necessário, o embargo de obra ou atividade, a demolição de obra e até a suspensão parcial ou total de atividades”, destaca o MP-PR. A Promotoria de Justiça pontua ainda que a aplicação da lei poderá contribuir para evitar acidentes com edificações comprometidas.



    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    3250-4226




    07/03/2017

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/07-03-colombo-promotoria-aciona-estado-para-garantir-aplicacao-de-lei-que-confere-poder-de-policia-ao-corpo-de-bombeiros/436548625

    Informações relacionadas

    COLOMBO - Promotoria requer suspensão das atividades de empresa que está atuando irregularmente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)