Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma: coleta de provas desnecessárias para julgamento de ação penal pode ser negada

    há 15 anos

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão liminar do relator, ministro Carlos Alberto Menezes Direito, e negou o Habeas Corpus (HC 95694) impetrado pelo empresário Sérgio Amílcar de Aguiar Lima, com o objetivo de suspender ação penal a que responde na Justiça Federal porcrimes contra o Sistema Financeiro Nacionall . A decisão foi unânime.

    Os crimes teriam sido cometidos à época em que Sérgio Lima integrava os quadros do Consórcio Nacional Garibaldi, instituição liquidada pelo Banco Central em 1994. De acordo com seu advogado, porém, o empresário nunca foi diretor nem compôs o quadro social do consórcio. E para provar esse argumento e demonstrar incorreções no relatório do Banco Central que levaram à liquidação do consórcio e abertura de processo contra o empresário, ele pedia a realização da perícia técnica contábil.

    O HC questiona a decisão do juiz federal de não aceitar pedido de produção de prova pericial que, segundo os advogados do empresário, seria imprescindível para demonstração da inocência do acusado. Ele alega que estaria sofrendo cerceamento ao seu direito de ampla defesa.

    Decisão

    Para negar o mérito do HC, Menezes Direito manteve os mesmos fundamentos que o levaram a rejeitar a liminar. Para o ministro, a decisão do juiz federal, que indeferiu o requerimento de perícia, foi devidamente fundamentada em dois requisitos principais: não ser pertinente nem concludente para o deslinde do caso, concluiu o ministro.

    O ministro frisou, ainda, que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou HC lá impetrado com o mesmo pedido, foi acertada. Segundo o STJ, não ocorre cerceamento de defesa nas hipóteses em que o juiz reputa suficientes as provas colhidas durante a instrução, não estando obrigado a realizar outras provas com a finalidade de melhor esclarecer a tese defensiva do réu, quando, dentro do seu livre convencimento motivado, tenha encontrado elementos probatórios suficientes para a sua convicção

    MB /LF

    • Publicações30562
    • Seguidores629075
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-turma-coleta-de-provas-desnecessarias-para-julgamento-de-acao-penal-pode-ser-negada/771370

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)