Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma TRT-MA: "Horário britânico" é inválido como prova de registro de ponto

    O horário uniforme de registro de entrada e saída do local de trabalho em cartões de ponto, o chamado horário britânico, é inválido como meio de prova, conforme súmula 338 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esse é também o entendimento da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão ao julgar recurso ordinário interposto pela empresa Arm Telecomunicações e Serviços de Engenharia.

    A Primeira Turma do TRT-MA reconheceu que um ex-funcionário da empresa terceirizada da Telemar Norte Leste S.A., responsabilizada subsidiariamente no processo trabalhista, tem direito a horas extras em decorrência de sobrejornada de trabalho durante a semana e finais de semana.

    O relator do processo, desembargador José Evandro de Souza, explica que a súmula 338 do TST prevê inversão quanto ao ônus da prova para os casos em que há uniformidade no horário de trabalho de entrada e saída registrado em cartões de ponto e que são apresentados como meio de prova judicial. Nesse caso, caberá ao empregador provar a jornada de trabalho questionada em processo judicial ajuizado pelo trabalhador.

    Segundo o relator, a testemunha do trabalhador, autor do processo iniciado na 6ª Vara do Trabalho de São Luís, também confirmou a existência de horas extras cumpridas pelo ex-funcionário, extrapolando assim a jornada de trabalho.

    A Primeira Turma do TRT-MA determinou ainda que fosse deduzido, das verbas rescisórias concedidas no processo judicial, o valor pago a título de horas extras, conforme Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) juntado no processo trabalhista. A decisão da segunda instância foi publicada no Diário Oficial de Justiça do Estado do Maranhão no último dia 8 de novembro.

    Veja a íntegra do Acórdão

    Processo Nº 1725/2009

    • Publicações30288
    • Seguidores632634
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-turma-trt-ma-horario-britanico-e-invalido-como-prova-de-registro-de-ponto/2464268

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)