Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    15/08 - CIDADE GAÚCHA - MPPR aciona delegado e investigador de polícia por descumprimento de ordem judicial

    A Promotoria de Justiça de Cidade Gaúcha, no Noroeste paranaense, ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa em face de um delegado e um investigador e denúncia criminal contra o investigador, por descumprimento de ordem judicial relacionada a ele, que é réu em um processo por tráfico de drogas.

    Em novembro do ano passado, o investigador de polícia foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Em decorrência do processo penal contra ele, o Juízo de Umuarama determinou medidas cautelares, suspendendo o réu de sua função pública e proibindo-o de ausentar-se da comarca e de sair de casa no período noturno.

    Investigação realizada pela Promotoria de Justiça, com apoio do Núcleo de Maringá do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), comprovou que o investigador continuou exercendo as atribuições de policial, com a conivência do delegado, frequentando diariamente a delegacia de polícia local. Com isso, manteve contato direto com os agentes públicos que lá trabalham e teve acesso a instalações, informações e serviços da unidade policial.

    A ação civil pública requer a condenação dos réus às penas da Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa, entre outras. O Ministério Público pede ainda que o delegado seja condenado ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais coletivos, argumentando que sua conduta provocou abalo à credibilidade da Polícia Civil.






    Na esfera criminal, o MPPR ofereceu denúncia contra o investigador pelo crime de desobediência à decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito, com pena prevista de três meses a dois anos de detenção. O delegado de polícia responderá por crime de prevaricação, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.
    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    (41) 3250-4249


    15/08/17
    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/15-08-cidade-gaucha-mppr-aciona-delegado-e-investigador-de-policia-por-descumprimento-de-ordem-judicial/488204010

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Art. 332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)