Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Câmara Criminal condena réu por incendiar delegacia

    Em decisão unânime, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal deram parcial provimento à apelação interposta por C.A.C.M., inconformado com sentença que o condenou a quatro anos de reclusão, em regime fechado, por causar incêndio em edifício público.

    Consta dos autos que o réu estava em uma cela e, na cela ao lado, estava outro detento com problemas psiquiátricos, que foi vítima do incêndio. A vítima estava em surto psicótico e não parava de gritar, o que irritou C.A.C.M.. O réu passou a ameaçar atear fogo na cela da vítima e assim o fez com cordinhas de papel higiênico.

    O réu alega que as provas contidas nos autos não são capazes de embasar a condenação e, caso não seja este o entendimento, requer a fixação de regime mais brando.

    A relatora do processo, Desa. Maria Isabel de Matos Rocha, explica que a materialidade do delito está provada nos autos da prisão em flagrante, do boletim de ocorrência, do auto de apreensão, auto de constatação de local de crime, auto de remessa e depoimentos testemunhais.

    Consta do processo que foi apreendida uma caixa de fósforos e dois cordões de papel higiênico com a extremidade queimada na cela do réu, sinais confirmados pelo auto de constatação. No entender da relatora, os fatos descritos ficaram cabalmente provados e o incêndio expôs a vida do custodiado em risco, razão pela qual defende que a condenação deve ser mantida.

    Quanto ao pedido de regime mais brando, a relatora aponta que C.A.C.M. foi condenado definitivamente por furto, sendo reincidente e permitindo o agravamento do regime. “A fixação do regime direto, do aberto para o fechado, se mostra exacerbado, razão pela qual fixo o regime semiaberto para cumprimento da pena, em virtude da reincidência do apelante”.

    Processo nº 0001363-20.2013.8.12.0046

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-camara-criminal-condena-reu-por-incendiar-delegacia/223658879

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)