Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    1º Encontro de gestão Automotiva em Araçatuba

    há 10 anos

    A produção de carros, caminhões e ônibus no país sofreu queda de 19,5% em setembro, em comparação com agosto e recuou 42,1% ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Este cenário deve impactar positivamente a indústria reparadora de veículos que abrange serviços tais como mecânica, elétrica, funilaria e pintura. Para preparar os empresários do segmento, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba realizou na quarta-feira, 27, o 1º Encontro de Gestão automotiva da região. O evento teve dois temas, o primeiro foi “Reparação de veículos: um negócio promissor” e o segundo “Tecnologia automotiva: transmissão automática”.

    Segundo Aline Reis Scudeller, analista de negócios, com menos ofertas de carro zero quilômetros cresce o movimento de seminovos e usados para manutenção em oficinas e centros automotivos. “Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com empresários do segmento revelou que um dos grandes desafios é que às vezes a empresa trabalha com qualidade e competência, mas está no vermelho. É fundamental fazer a gestão, separando as contas da empresa e as contas da casa e ter o controle do faturamento e das despesas mensais”, disse Aline. Outro problema identificado é com relação aos retrabalhos e diminuição de produtividade e lucratividade. A especialista explicou que para evitar dores de cabeça com essas questões deve-se criar um processo confiável com ações que evitem os retrabalhos, além de selecionar fornecedores pela qualidade das peças. “Desconfie do preço que estiver muito abaixo do mercado e não adquira peças em locais de origem ou procedência duvidosa”, aconselhou a analista.

    Esse tipo de prestação de serviço tem caráter bastante localizado, em função dos desafios de mobilidade urbana. Por isso, outra dica, foi de explorar melhor a vizinhança, tornando-se conhecido no bairro, fazer contato com outros prestadores de serviço e com o comércio local. Dessa maneira, o empresário pode aproveitar a oportunidade de divulgar seu negócio por meio deles.

    Márcio da Silva Guilherme, instrutor de formação profissional do Senai, encerrou o encontro com orientações técnicas, mostrando novas tecnologias e tendências, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes entre os mecânicos com relação ao sistema.

    “Foi excelente o treinamento, esclareci minhas dúvidas sobre as diferenças de custos de manutenção, diagnóstico, que é o que mais pesa o dia a dia”, disse o empresário Daniel de Oliveira Bognar, da Bognar Serviços Automotivos.

    O encontro faz parte do programa Sebrae Inova, resultado de parceria com entidades do sistema S, tais como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de empresas especializadas contratadas, resultando em soluções que ampliam as possibilidades a serem exploradas. O próximos passo é formar um grupo de empreendedores do segmento, que queiram aprimorar os seus negócios com soluções específicas por meio do programa. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 3607 2970 para obter mais informações.

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1o-encontro-de-gestao-automotiva-em-aracatuba/250013949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)