Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho é condenada por maus-tratos aos animais

    O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) confirmou a sentença do juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Ponta Grossa/PR, condenando a 2ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao pagamento de multa no valor de R$ 2,5 mil por maus-tratos aos animais. O acórdão, publicado no dia 27 de maio deste ano, diz respeito ao 17º Rodeio Crioulo de Ponta Grossa, que aconteceu nos dias 6 e 7 de abril do ano de 2011.

    O MTG descumpriu a liminar da Justiça que proibia a utilização de qualquer subterfúgio capaz de causar sofrimentos aos animais utilizados no rodeio, conforme o pedido feito pelo Grupo Fauna na Ação Civil Pública. Na ocasião, voluntários da ONG registraram imagens que provaram a ocorrência de maus tratos durante o rodeio, o que motivou a decisão judicial.

    Em um trecho do acórdão, a Excelentíssima Desembargadora Maria Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do TJ/PR, afirma que "Mesmo pobres em sua qualidade, as imagens (estáticas e dinâmicas) trazidas aos autos bastam a evidenciar aquilo que é por todos sabido - ainda que por muitos convenientemente olvidado -, os eventos denominados rodeios, em qualquer de suas modalidades, apenas fazem travestir de entretenimento e manifestação cultural uma prática nefasta e injustificável de tortura e maus-tratos a animais."

    Continua dizendo que "Neles vê-se a banalização da violência, a espetacularização da dor. Aos que lá se aglomeram parece pouco importar o quanto agonize aquele ser vivente, tido ali sob o jugo da força humana; o quanto de dor física e psicológica possa sobre ele se impingir, conquanto que se sucedam de aplausos (ou vaias) a destreza e a habilidade demonstradas" concluindo que se trata "de um sacrifício desnecessário a bem de um ganho demais irrelevante; algo com o que o ordenamento jurídico-constitucional não pode se coadunar." O Município, que também está envolvido no processo, ainda pode recorrer da decisão. Mas não cabe mais recurso para o MTG.

    Para a representante do Grupo Fauna, Isabele Futerko, a decisão pode ser considerada um março na defesa dos direitos animais em Ponta Grossa. “Essa foi a primeira vitória que conseguimos em prol dos animais utilizados em rodeios. Foi muito importante para a causa”, diz.

    Não se trata da única ação em trâmite. A defesa dos direitos animais pelo Grupo Fauna tem se dado de maneira constante, especialmente em 2013, ano em que a ONG novamente intentou Ação Civil Pública contra a mesma ré, por ocasião do 19º Rodeio Crioulo, obtendo a decisão liminar conferida pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ponta Grossa/PR, através da qual reiterou-se a proibição da utilização de quaisquer instrumentos passíveis de causar maus-tratos aos animais, sob pena de multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por dia de descumprimento.

    Grupo Fauna

    Ponta Grossa PR

    Site: www.grupofauna.org

    Blog "Adota Eu!": www.grupofauna.blogspot.com

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações544
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-regiao-do-movimento-tradicionalista-gaucho-e-condenada-por-maus-tratos-aos-animais/100606141

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)