Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma Cível julga procedente conflito de competência

    Por unanimidade e com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça,os desembargadores da 2ª Turma Cível julgaram procedente o conflito negativo de competência entre os juízes da 5ª Vara Cível de Competência Residual e da 10ª Vara Cível de Competência Residual, ambos da Comarca de Campo Grande, para processar e julgar uma ação de indenização por danos morais

    No caso, a ação foi ajuizada por N.A.S. em 2010 junto à 5ª Vara Cível contra um curso, objetivando o recebimento de danos morais e materiais. Já a ação promovida por W.L.G.C. foi distribuída em 2011 perante a 10ª Vara Cível e possui a mesma ré e o mesmo objeto, sendo indenização por danos morais, além de ambas se fundarem nos mesmos fatos: fechamento do curso e invalidade dos certificados.

    Em seu voto, o Des. Julizar Barbosa Trindade, relator do processo, explicou que a simples identidade das razões de direito que embasam as demandas não induz à conexão : “o vínculo jurídico existente entre as autoras e a ré das respectivas demandas é autônomo e independente em relação aos pedidos formulados, ainda que a pretensão indenizatória tenha fundamento nos mesmos fatos”.

    Isso significa que, mesmo sendo adotadas soluções diferentes entre os casos, esse fato não levará necessariamente à nulidade ou inexequibilidade da decisão. “De fato, não há qualquer vínculo entre as relações jurídicas encetadas no processo, seja em sede de prejudicial ou preliminar. Para melhor visualizar a inexistência de vínculo, basta atentar-se para o fato de que o resultado de uma ação em nada influenciará no julgamento da outra, isto é, são totalmente independentes, inexistindo razão para que elas sejam reunidas”, expressou o desembargador.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-turma-civel-julga-procedente-conflito-de-competencia/2628701

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)