Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    23/10 - GUARATUBA - MPPR obtém decisão cautelar para suspender acordo irregular sobre área de Mata Atlântica

    Atendendo pedido formulado pela 2ª Promotoria de Justiça de Guaratuba, no Litoral paranaense, e pela Coordenadoria Regional da Bacia Litorânea, com apoio técnico do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, o Juízo da Vara da Fazenda Pública da comarca determinou cautelarmente a anulação de um acordo firmado entre o Instituto Ambiental do Paraná, o Município de Guaratuba e uma empresa para regularização de um loteamento ilegal em área de Mata Atlântica.

    O acordo teve por objetivo regularizar o empreendimento imobiliário Loteamento Castel Novo, localizado em área ambientalmente protegida. Entretanto, o Ministério Público alega que tal acordo é nulo de pleno direito, por versar sobre direito indisponível (a proteção ao meio ambiente), ter objeto ilícito (já que o loteamento nunca poderia ser regularizado, pois infringe princípios básicos da legislação ambiental) e fraudar a lei, pois a Mata Atlântica tem proteção constitucional e infraconstitucional, sendo proibido o desmate de vegetação primária e de área de preservação permanente.

    Segundo o MPPR, a criação do loteamento envolveu diversas intervenções ilegais, como a supressão irregular de vegetação pertencente ao bioma da Mata Atlântica e a ocupação e construção indevida na região das Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba e do Parque Estadual do Boguaçu, que contam com várias espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

    A decisão judicial determinou a suspensão do acordo e, consequentemente, de sua execução. O pedido do MPPR, no julgamento do mérito, é que o acordo seja declarado nulo, com a consequente extinção de todos os processos relacionados ao caso.






    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    (41) 3250-4249


    23/10/17
    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/23-10-guaratuba-mppr-obtem-decisao-cautelar-para-suspender-acordo-irregular-sobre-area-de-mata-atlantica/511732942

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)