Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma do STF concede liminar e garante repasse financeiro ao TJ-RJ

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 7 anos

    A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu liminar para que o governo do Rio de Janeiro repasse os duodécimos ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os valores são correspondentes às dotações orçamentárias até o 20º dia de cada mês.

    Apesar da liminar, o repasse pode ser menor do que o valor integral previsto para o TJ-RJ, pois a decisão garante ao Executivo fluminense a possibilidade de descontar 19,6% da receita corrente líquida prevista na Lei Orçamentária Anual estadual (Lei 7.210/2016). O percentual corresponde ao déficit na arrecadação projetado até dezembro.

    A decisão foi tomada no julgamento de medida cautelar no Mandado de Segurança 34.483, impetrado pelo TJ-RJ. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, destacou em seu voto que, segundo informações do governo do RJ, a receita corrente líquida registra déficit de 18,82% no quinto bimestre, se comparada ao orçamento definido na Lei Orçamentária Anual.

    O valor totaliza R$ 10 bilhões, com projeção de aproximadamente R$ 12 bilhões em dezembro. “É uma frustração de arrecadação de praticamente 20%”, ressaltou o ministro. Toffoli afirmou também que, depois de impetrado o Mandado de Segurança, foi sancionada a Lei estadual 7.483/2016, que reconhece o estado de calamidade pública na administração financeira do estado.

    Ele ponderou, no entanto, que o TJ-RJ colabora com as dificuldades financeiras do estado ao conceder empréstimo ao Executivo e firmar convênio que permitiu acesso aos depósitos judiciais pela administração estadual. Segundo Toffoli, em decisões recentes, o STF passou a relativizar a necessidade de se adequar a previsão orçamentária à receita efetivamente realizada pelo Executivo para fins do repasse dos duodécimos aos demais Poderes e órgãos autônomos, sob risco de se chegar a um impasse em sua execução.

    No precedente citado pelo ministro (MS 31.671), o Plenário determinou, de forma semelhante, o desconto do déficit na arrecadação no re...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10994
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-turma-do-stf-concede-liminar-e-garante-repasse-financeiro-ao-tj-rj/407397347

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)