Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    4ª Turma Cível determina que município pague adicional

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A 4ª Turma Cível, por unanimidade e nos termos do voto do relator, deu parcial provimento ao recurso de servidor municipal, que pleiteia na Justiça a condenação do município de Taquarussu, ao pagamento de horas-extras, adicional de insalubridade, adicional de trabalho noturno e adicional por tempo de serviço.

    O motorista A.P.S. ingressou com ação de cobrança em face do Município sob a alegação de que é servidor público municipal, e que está no cargo de motorista, desde 6 de dezembro de 1999, fazendo o trajeto da linha Taquarussu - Poso do Arara - Vera Cruz - Taquarussu, com jornada de trabalho das 5h30 às 7 horas; 10 às 12 horas; das 16 às 18 horas e das 22 às 24 horas.

    Em 1º grau, o pedido foi julgado parcialmente procedente para fixar a jornada de trabalho do recorrente no período de janeiro a dezembro de 2005, das 5h30 às 7 horas e das 10 às 12 horas. O Município ficou isento de pagar horas extraordinárias, tendo em vista a inexistência de comprovação de sua realização, assim como não foi condenado ao pagamento de adicional noturno. A prefeitura foi condenada a pagar adicional de insalubridade no valor de 20% do salário mínimo em relação a todo o período não atingido pelos efeitos da prescrição. O pedido do autor para receber adicional por tempo de serviço foi julgado improcedente, em razão de o autor já receber as vantagens de promoção horizontal.

    O relator do processo entendeu que a progressão horizontal dos servidores públicos municipais não colide com a norma constitucional (art. 37, XIV), não havendo que se falar em inconstitucionalidade da Lei 7.169/96, dada a natureza jurídica diversa da progressão com o adicional por tempo de serviço.

    Dessa forma, a 4ª Turma Cível reformou em parte a sentença para condenar o Município de Taquarussu a implementar na remuneração do recorrente o adicional por tempo de serviço.

    Apelação Cível - Ordinário - nº

    Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4-turma-civel-determina-que-municipio-pague-adicional/2434834

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)