Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    42 pássaros silvestres são resgatados no Espírito Santo

    Por Roberto Martins (em colaboração à ANDA)

    A Polícia Militar Ambiental resgatou neste fim de semana, no município de Serra e Vila Velha, quarenta e dois pássaros silvestres que estavam sendo mantido em cativeiro.

    No sábado (01) as fiscalizações ocorreram nos bairros Jardim Tropical, José de Anchieta e Novo Horizonte, motivadas por denúncias anônimas feitas ao telefone 181, inclusive citando que os pássaros estavam sendo trazido da Bahia para o ES, o que será ainda investigado.

    Em quatro residências foram encontrados quatro trinca-ferros, cinco canários-da-terra, um sofrê, três coleiros, três sabiás, um sanhaço e um cardeal.

    Os responsáveis pelos pássaros não se encontravam no local no momento dos resgates, sendo todos identificados no boletim de ocorrência ambiental e posteriormente serão intimados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Meio ambiente.

    Mandado de prisão em aberto

    Já na tarde deste domingo (02) também através de denúncias anônimas, os policiais seguiram em diligência no bairro João Goulart, município de Vila Velha onde mais vinte e quatro pássaros silvestres também estavam sendo mantidos em cativeiro.

    Os seis sanhaços, três sabiás, quatro coleiros, sete canários-da-terra, um caboclinho, um azulão e dois melros, estavam na residência de um cidadão de 46 anos, pedreiro, que a princípio se identificou com um nome fictício, tendo a sua verdadeira identidade descoberta no desenrolar da ocorrência, sendo contatada a existência de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por tentativa de homicídio.

    O acusado foi encaminhado para o DPJ de Vila Velha e os pássaros ao final da ocorrência foram levados para o viveiro da 1ª Companhia, de onde seguirão para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.

    A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por animal sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo, e a pena para tal crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.

    Entrega voluntária

    A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas que não mantenham animal silvestre em cativeiro de forma irregular, e caso o possua, que procure a Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/42-passaros-silvestres-sao-resgatados-no-espirito-santo/112615774

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)