Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    4ª Câmara Cível mantém aposentadoria por invalidez

    Por unanimidade, os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mantiveram a sentença de primeiro grau, que obrigou o INSS a aposentar por invalidez o ajudante de montagem R.B.F.

    A autarquia recorreu da sentença, alegando que o segurado não preencheu os requisitos legais necessários à percepção do benefício de aposentadoria por invalidez, porque o perito concluiu pela incapacidade parcial do obreiro, com possibilidade de readaptação para outras funções, o qual tem apenas 34 anos, possuindo condições de trabalhar outras em atividades.

    Quanto aos juros de mora e à correção monetária, o INSS entende que devem ser observados os índices da caderneta de poupança, independentemente da data do ajuizamento da demanda contra o Poder Público. Esclarece que a aludida correção deve ser aplicada a partir da citação. Pediu ainda para que fosse isenta das custas processuais e da condenação de pagar os honorários da parte vencedora.

    Caso foi que o ajudante de montagem sofreu acidente de trabalho em março de 2004, e ficou recebendo auxílio-doença até janeiro de 2012, data que a sentença fixou como início da aposentadoria, com o valor de R$ 986,41.

    Seguindo o mesmo entendimento do juiz, o relator do processo, Des. Josué de Oliveira, acredita que, apesar de o laudo realmente ter apontado que o aposentado poderia exercer outras funções, porém, devido à sua baixa escolaridade, não teria condições de ser competitivo no mercado de trabalho, motivo pelo qual deve ser mantida sua aposentadoria.

    O desembargador alterou, entretanto, o termo inicial dos juros, que deverá ocorrer a partir da citação válida, nos termos da Súmula n. 204 do STJ, e ao pagamento das custas, que deverá suceder ao final do processo.

    Processo nº 0004295-90.2012.8.12.0021

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4a-camara-civel-mantem-aposentadoria-por-invalidez/112357386

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)