Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    4º Tribunal do Júri de São Luís condena homem que matou esposa este ano

    há 10 anos

    Réu Jorge Luis ouve veredicto

    Jorge Luis Rocha foi condenado a 24 anos e 6 meses de reclusão pelo assassinato da esposa Márcia Gabrielle Lindoso Costa. O crime ocorreu na noite do dia 27 de janeiro deste ano, em sua residência, na Cidade Olímpica, na frente do filho do casal de apenas de nove meses. O acusado atirou na companheira, motivado por ciúmes de um ex-namorado da vítima e por não aceitar o término do relacionamento. O julgamento ocorreu na última sexta-feira (12), no 4º Tribunal do Júri de São Luís, menos de oito meses após o homicídio.

    Na época, Jorge Luis Rocha foi preso em flagrante em posse da arma e nas três vezes em que foi interrogado não admitiu o crime. A vítima, de 22 anos de idade, morreu nove dias depois, deixando dois filhos órfãos.

    O acusado compareceu ao julgamento na última sexta-feira (12). Durante à sessão do júri, uma irmã da vítima, que cuida das duas crianças órfãs, disse que o processo tramitou com rapidez. Após a leitura da sentença, a mãe de Márcia Gabrielle Lindoso desabafou: Foi feito justiça; ele agora vai pagar por esse crime e ainda por outros.

    O julgamento foi presidido pelo juiz titular da 4ª Vara Tribunal do Júri, José Ribamar Goulart Heluy Júnior. Atuaram na sessão a promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago e o defensor dativo Antônio Sobrinho. O magistrado negou ao réu o direito de aguardar em liberdade um eventual recurso da sentença e expediu o mandado de prisão. Ele deve cumprir a pena em regime fechado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Jorge Luis Rocha responde ainda por outros crimes.

    O processo de julgamento de Jorge Luis Rocha pelo assassinato de Márcia Gabrielle Lindoso Rocha teve um trâmite processual recorde, comparado a outros processos em tramitação na própria 4ª Vara do Júri. Foram quase oito meses de tramitação, da distribuição, ocorrida no dia seguinte ao crime, 28 de janeiro de 2014, até a sessão de julgamento no último dia 12 de setembro (sexta-feira).

    Para o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior a rapidez do trâmite processual teve uma junção de fatores positivos: inquérito policial concluído rapidamente, laudos do Instituto Médico Legal (IML) e mapas de lesões fornecidos em tempo hábil, audiência de instrução única com todas as testemunhas, além da promotoria e defesa realizarem as alegações finais em prazo rápido e do juiz proferir a decisão de pronúncia (acusação do réu) logo. Também não houve recurso no decorrer do processo.

    Tramitação - nas Varas do Tribunal do Júri os processos percorrem várias fases até a sessão de julgamento. Isso serve para a completa instrução processual, citar e ouvir testemunhas, audiências, diligências, entre outras ações. Primeiro, é necessário que um inquérito policial seja instaurado em razão de um crime e, após a conclusão do inquérito, a promotoria de Justiça oferece a denúncia, sendo, então, o processo distribuído para uma Vara do Júri, quando o magistrado recebe a denúncia e determina a citação do acusado.

    Após a citação, o acusado tem o prazo para se defender e, em seguida, é marcada a audiência de instrução. Depois, ocorre a decisão por parte do juiz pela pronúncia ou não do acusado (se será levado ou não a júri popular) e as partes são intimadas para apresentarem o rol de testemunhas, no caso do réu ser pronunciado. Ao final dessas ações, faz-se o relatório com a designação da data do júri.

    O magistrado explicou que durante o processo pode haver dificuldade no cumprimento de diligências como a citação das testemunhas, demora na conclusão os laudos criminais, ingresso de vários recursos, entre outros fatores que podem fazer a tramitação demorar um pouco mais.

    Núcleo de Comunicação

    Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

    (98) 3198-4636/ 3198-4624

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores216
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4o-tribunal-do-juri-de-sao-luis-condena-homem-que-matou-esposa-este-ano/139561062

    Informações relacionadas

    Manuela Ferreira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como consultar relação do imóvel por CPF

    Marcelo Akinori Nakamura, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como saber quem é o dono do imóvel?

    Marcelo Akinori Nakamura, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como descubro quem é o dono do imóvel?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Era pra apodrecer na cadeia, esse marginal.. meus sobrinhos sofre até hoje pela ausência da mãe. continuar lendo