Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ‘A defesa se dá por satisfeita’, diz advogado de Macarrão após sentença

    Publicado por G1 - Globo.com
    há 12 anos

    O advogado de Luiz Henrique Ferreira Romão, Leonardo Diniz disse, logo após a condenação do cliente na madrugada deste sábado (24), que foi realizado um julgamento dentro da lei. "A defesa se dá por satisfeita", declarou o defensor de Macarrão. Para ele, o resultado do julgamento "foi uma vitória". Conforme o defensor, Luiz Henrique ficou emocionado. Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de homicídio e sequestro e cárcere privado e foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Leonardo Diniz afirmou que ainda vai estudar, com seu cliente, a possibilidade de recorrer da pena aplicada pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. "A defesa vai analisar oportunamente, na semana que vem, se vai interpor recurso", afirmou. O defensor ressaltou que vai avaliar a dosimetria da pena e estuda até a possibilidade de pedir um novo julgamento. "Algumas qualificadoras, por exemplo, podem ser objeto de recurso de apelação para que seja feito um novo julgamento para Macarrão. Começaria tudo de novo", explicou o advogado. Após o fim do julgamento, Diniz afirmou que a confissão de Macarrão não foi motivada por acordo com a acusação, como declarou o advogado da mãe de Eliza Samudio, José Arteiro Cavalcante Lima. "Ele percebeu que se confessasse colaboraria no sentido de ser beneficiado na dosimetria da pena. Isso já vinha sendo estudado antes do julgamento", pontuou. Luiz Henrique Romão continuará preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, conforme o advogado. Na mesma unidade, está detido o goleiro Bruno Fernandes, que vai a júri popular em 4 de março de 2012. Mesmo após a confissão de Macarrão, Leonardo Diniz afirma não temer pela segurança de seu cliente na cadeia. "Me sinto com o dever cumprido", resumiu o advogado Leonardo Diniz.

    Condenação O júri popular do caso Eliza Samudio condenou, na noite desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, por participação nas ações que resultaram na morte da ex-amante do jogador, em crime ocorrido em 2010.

    Conforme a sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi condenado a pena de 15 anos de prisão, sendo 12 deles em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima) e por sequestro e cárcere privado. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ao ouvir a decisão, Macarrão chorou no plenário.

    Fernanda foi culpada por dois crimes de sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e de seu filho, Bruninho, condenada à pena de 5 anos a ser cumprida em regime aberto.

    Na sentença, a juíza afirma que foi uma "execução meticulosamente arquitetada". Ela disse que os acusados agiram com "perversidade" e que a culpabilidade é "acentuada".

    Os jurados saíram do plenário em direção à sala secreta às 21h e voltaram depois de mais de duas horas. Durante esse período, eles responderam a quesitos preparados pela juíza Marixa, com a concordância de advogados e do promotor. Com respostas "sim" e "não", os jurados decidiram se os réus cometeram o crime, se podem ser considerados culpados e se há agravantes ou atenuantes, como ser réu primário. Em seguida, a juíza redigiu a sentença.

    O júri popular, que teve início com cinco réus, acabou com apenas dois acusados: Macarrão e Fernanda. O jogador Bruno Fernandes de Souza, que era titular do Flamengo, é acusado de ter arquitetado a morte da ex-amante, em 2010, para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Bruno, a sua ex-mulher Dayanne Rodrigues e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, tiveram o júri desmembrado pela juíza Marixa e serão julgados em 2013. (Acompanhe o dia a dia do júri popular do caso Eliza.)

    O crime Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, e...

    Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

    • Publicações68462
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-defesa-se-da-por-satisfeita-diz-advogado-de-macarrao-apos-sentenca/100202920

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)