Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A desnecessidade de habilitação de encargos da massa falida

    Publicado por Romanhol Advogados
    há 3 anos

    No processo falimentar há dois grupos de credores: i) os credores da falência propriamente dita; e, ii) os credores da massa, que são aqueles que têm créditos sobre a massa depois de a falência ter sido decretada.

    Em recente julgado, onde o STJ entendeu que sanções impostas por litigância de má-fé devem ser consideradas custas judiciais, podendo ser classificadas como encargos da massa falida.

    O colegiado mencionou o precedente no Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a lei falimentar estabeleceu como encargos da massa falida as custas judiciais do processo da falência, dos seus incidentes e das ações em que a massa for vencida, as quais compreendem taxas judiciárias, emolumentos, verbas dos peritos, publicações, entre outras (REsp 1.070.149/SP, Rel. Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, julgado em 15/12/2011, DJe 01/02/2012).

    Ademais, o colegiado também decidiu que os credores da falência não se confundem com os credores da massa e, estes últimos além de ter preferência no recebimento, não precisam ser habilitados.


    • Sobre o autorAdvocacia Empresarial Especializada
    • Publicações24
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-desnecessidade-de-habilitacao-de-encargos-da-massa-falida/1195177508

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)