Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A evolução da institucionalização da política ambiental no Brasil.

    A Constituição Federal de 1988 promoveu uma maior descentralização da política ambiental no país.

    há 6 anos

    Resultado de imagem para direito ambiental

    (Foto: Direito Ambiental - Google Imagens para reutilização).

    A política ambiental no Brasil começou a ser delineada a partir da década de 1930, tendo evoluído, principalmente, com a influência de organismos internacionais e multilaterais (Banco Mundial, Organização das Nações Unidas - ONU, e movimentos ambientalistas de ONGs) e em função de grandes acontecimentos internacionais ocorridos a partir da segunda metade do século XX.

    No Brasil decorriam as políticas setoriais que consideravam tangencialmente a questão ambiental, tendo como foco o monitoramento da exploração dos recursos naturais e a preocupação plena com a administração ou o “controle racional” dos recursos naturais, visando o melhor uso econômico e entendo que era necessário a consolidação de um modelo que atendesse a demanda.

    A institucionalização da função pública relativa ao meio ambiente iniciou-se em 1973, com a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema). A criação de um locus institucional específico para tratar das questões ambientais, a partir da absorção de algumas funções de outras instituições existentes, deu mais foco à atuação na temática, que passou a ter “assinatura institucional” e endereço determinado para as políticas públicas ambientais.

    Para o cumprimento destas novas garantias constitucionais, foi importante o desenvolvimento de legislação federal específica, bem como o fortalecimento da ação dos estados. Na ocasião a temática ambiental (águas, florestas, fauna) era prerrogativa legislativa da União e, apesar da criação do Sisnama, em 1981, grande parte de nossa política ambiental ainda era concentrada na esfera central de governo.

    Com o advento da Constituição Federal de 1988, ocorre uma maior descentralização da política ambiental e uma consequente estruturação de instituições estaduais e municipais de meio ambiente, com a criação de órgãos e/ou secretarias, bem como de conselhos estaduais e municipais de meio ambiente, resultado da definição da temática ambiental como competência executiva comum entre União, estados e municípios.

    O estabelecimento do Capítulo de Meio Ambiente à Constituição Federal de 1988, contribuiu para recepcionar a intensificação, em nível internacional, dos debates sobre meio ambiente, uma vez que ocorreu logo após a realização, pelo PNUMA, do Relatório Bruntland, mais conhecido como Nosso Futuro Comum, em 1987, que estabeleceu o conceito de desenvolvimento sustentável e que contribuiu para a difusão desse conceito.

    Outro marco institucional relevante no período foi a reestruturação dos órgãos federais encarregados da questão ambiental, por meio do programa Nossa Natureza, em 1989, com a unificação dos órgãos que tratavam a questão ambiental setorialmente através da consolidação da Lei no 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.

    No mesmo ano, foi criada a Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República (Semam/PR), tendo em vista que a questão ambiental ficou em alta com a perspectiva de se organizar a Rio-92 no Brasil. O Brasil se preparou para a conferência por meio da Comissão Interministerial de Meio Ambiente (CIMA), coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com representantes de 23 órgãos públicos, a qual resultou na elaboração de um relatório que explicitava o posicionamento brasileiro frente à temática ambiental.

    • Sobre o autorPós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades e Articulista.
    • Publicações182
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1621
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-evolucao-da-institucionalizacao-da-politica-ambiental-no-brasil/584813132

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Linha do tempo: um breve resumo da evolução da legislação ambiental no Brasil

    Pedro Vinícius Perez, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Princípios do Direito Ambiental

    Roberto F. de Macedo , Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Breve evolução histórica do Direito Ambiental

    Nathalia Mendes, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) - Lei nº 6938/81

    Valter Scherer, Bacharel em Direito
    Artigoshá 9 anos

    27 sites brasileiros sobre educação que você deveria conhecer

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)