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20 de Junho de 2024
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    A importância de um plano de negócios para e-commerce

    há 2 anos

    Plano de negócios é um documento que reúne o conjunto de informações necessárias para identificar os melhores caminhos de uma empresa no curto e no longo prazo. Com uma visão ampla e estratégica do seu negócio, você conhecerá bem seus pontos fracos e fortes e saberá o que fazer para que seu empreendimento prospere.

    Você sabia que, segundo levantamento realizado pelo IBGE, 48% das novas empresas criadas no Brasil fecham em até 3 anos? Os principais motivos apontados são falta de organização e de um plano de negócios claro. Na pressa por começar, gestores acabam por negligenciar a importância de setores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

    Sem o devido cuidado, o sonho de empreender acaba se tornando um pesadelo. Para que você não repita os erros da maioria, fizemos este artigo para lhe explicar tudo sobre como fazer um plano de negócios para e-commerce. Continue lendo!

    O que é plano de negócios?

    Plano de negócios é o documento em que são definidos os fatores mais importantes da estratégia de lançamento de uma empresa, a curto e longo prazo. Com um plano bem desenhado, você saberá quais metas diárias, semanais e mensais precisará cumprir para elevar sua empresa ao patamar desejado.

    Ao criar um plano de negócios para e-commerce, o objetivo é “não colocar a carroça na frente dos bois”. Considerando os detalhes que levam um e-commerce a atingir o sucesso, você se certificará de que fatores importantes não serão negligenciados ao ponto de afundarem sua iniciativa.

    Como fazer um plano de negócios para e-commerce: 6 etapas fundamentais

    Para que você visualize melhor como fazer um plano de negócios, separamos 6 etapas que vão desde os primeiros passos, até o início da rotina de trabalho da sua empresa. Confira:

    1. Análise de mercado e concorrência

    Antes de definir as principais características do seu negócio, você precisa analisar com calma como está o mercado. Para fazer isso, você pode se fazer algumas perguntas simples:

    • Quais tipos de empreendimentos estão em alta?

    • Quais produtos têm maior demanda?

    • O que posso oferecer de diferencial?

    Respondendo essas 3 perguntas, você poderá definir em qual nicho deseja atuar, quais produtos têm maior chance de retorno financeiro e qual diferencial competitivo você irá oferecer para se destacar da concorrência.

    Quando tiver as respostas em mente, considere também quais áreas do mercado despertam seu interesse. Escolhendo uma área com a qual você tenha algum tipo de envolvimento emocional, será mais fácil dedicar tempo e ter ideias criativas para que sua empresa decole.

    Como essa é a fase inicial do seu negócio, é importante também que você invista em adquirir conhecimento. Para isso, siga produtores de conteúdo do setor escolhido, busque cursos de e-commerce e outros materiais relevantes. Todo tipo de informação poderá lhe ser útil no futuro.

    1. Análise de produtos e logística

    Agora que você fez uma análise completa do mercado, chegou a hora de materializar sua ideia e produtos na realidade. Nesta etapa, você irá decidir quais produtos vender e suas principais características, escolherá fornecedores, decidirá como viabilizar sua produção e entrega, além de definir a precificação dos seus produtos.

    Ao buscar fornecedores de produtos ou matéria-prima, priorize sempre:

    • Qualidade;

    • Capacidade de produção;

    • Prazos de entrega;

    • Custo do frete;

    • Confiança.

    É possível que você tenha que fazer concessões em relação à ideia inicial. Neste caso, o importante é certificar-se de que seu produto mantém a essência da sua proposta.

    1. Definição do público-alvo e personas

    Quem você deseja impactar com sua empresa? A fim de estabelecer um fluxo de comunicação mais fluido e eficaz, nesta etapa você vai definir o público-alvo e persona que deseja alcançar.

    Seu público-alvo é um grupo mais generalista. Ele representa uma fatia grande da sociedade levando em consideração faixa etária, poder aquisitivo, hábitos de consumo etc.

    Já a persona trata-se de uma figura mais específica. Para definir sua persona, você precisará ir mais à fundo na mente e nas vontades do seu cliente ideal. Aqui, são importantes fatores subjetivos como sonhos, desejos, anseios, hobbies e mídias preferidas.

    Conhecendo melhor a quem você está se dirigindo, você poderá falar a mesma língua da sua persona e comunicar com maior clareza de que forma você pode solucionar os problemas dos seus potenciais clientes, tocando em pontos que têm valor e peso emocional.

    1. Plano de marketing

    Mesmo que você tenha o melhor produto e serviço, se você falhar em comunicar isso às pessoas por meio de um marketing bem feito, todo seu negócio pode fracassar. Seja estudando por conta própria ou contratando profissionais, um plano de marketing é fundamental para que seu negócio prospere.

    Estude sobre marketing digital, conheça os diferentes tipos de tráfego que você pode atrair e observe o que seus concorrentes estão fazendo. Em um cenário cada vez mais competitivo, a diferença entre um negócio deslanchar ou não pode estar na forma que suas iniciativas de marketing foram conduzidas.

    Seja com estratégias nas redes sociais, um blog corporativo ou anúncios pagos, é muito importante que você realize ações que coloquem sua empresa diante de quem pode se beneficiar dela.

    Um exemplo disso, é ter um link para instagram em suas redes sociais direcionando seus seguidores direto para a sua loja virtual.

    1. Planejamento financeiro

    Na fase de planejamento financeiro, você precisa contabilizar os gastos que terá para lançar seu negócio e categorizá-los por ordem de importância. Desde a contratação de funcionários, custos de produção, frete, até as estratégias de marketing.

    É importante considerar áreas que serão decisivas para a saúde a longo prazo da sua empresa. Isso significa, em alguns casos, diminuir investimentos em alguns setores e direcioná-los para outros.

    Por exemplo: ao decidir que você precisará de uma estratégia de marketing um pouco mais cara que o esperado, você pode diminuir sua intenção inicial de estoque. Desta forma, você poderá lançar seu nome no mercado de forma eficiente e garantir a demanda por seus produtos.

    Para ter total controle sobre seus gastos e não perder nenhuma data, recomendamos o uso de uma planilha de contas a pagar.

    1. Planejamento de metas e cronograma operacional

    Nesta etapa, você irá definir quais ações serão tomadas e em que ordem de prioridade.

    Qual sua meta de faturamento mensal? O que você precisa alcançar esta semana para atingir seu objetivo? Quais metas você visualiza para daqui a 3 meses? Onde você enxerga sua empresa em 6 meses?

    Seu plano de metas também deverá ter métricas bem definidas para que você tenha sempre em mente como medir seu progresso. Dessa forma, você saberá aonde quer chegar e a que distância você está do patamar desejado.

    É importante ter uma rota bem desenhada para que tempo não seja perdido com tarefas que não são tão urgentes ou que poderiam ser realizadas em outra fase do seu negócio. Com uma rotina de trabalho eficiente e focada, você alcança seus objetivos de forma mais rápida e sem desvios.

    Tenha também uma ótima planilha de controle de vendas, que irá te ajudar com toda a logística e com os parâmetros das metas.

    Hora de colocar seu plano de negócios para e-commerce em ação

    Agora que você chegou até aqui, é chegada a parte principal: começar. Se você seguir cada uma das etapas desse plano de negócios para e-commerce, sua empresa terá maiores chances de prosperar e, você, de realizar seu sonho.

    Esperamos que tenha gostado e se inspirado com nossas dicas. Criar um e-commerce do zero pode ser desafiador, mas, se você chegou aqui, está no caminho certo. Com tempo e experiência, os processos vão ficando cada vez mais simples e, no meio do percurso, você já poderá colher bons frutos dos seus esforços.

    Desejamos toda a sorte nas suas empreitadas e boas vendas!

    Artigo escrito por Raphael Guedêlha, produtor de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário, tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o canal perfeito para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar pessoas com suas ideias.


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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-importancia-de-um-plano-de-negocios-para-e-commerce/1485764039

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