Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    "A imprensa brasileira optou pelo sensacionalismo"

    há 15 anos

    O diretor-presidente da Agência Dinheiro Vivo, Luís Nassif, afirmou que foi nos anos 1990 que a imprensa brasileira optou pelo modelo sensacionalista de fabricar informações, pois a notícia começou a ser vista ainda mais como produto. "Esse modelo acabou sendo padrão dos anos 90. Optou-se pelo sensacionalismo e pela escandalização do nada. O que enfraqueceu os jornais impressos mais tarde", analisou.

    Nassif argumentou que os jornais brasileiros, muito segmentados e opinativos até meados do século passado, começaram a pensar o público de forma ampla somente ao final dos anos 60, em função do mercado e do surgimento das agências de publicidade e empresas com foco no cliente. Ele reconheceu que a modernização do jornalismo brasileiro se deu devido à visão de mercado de duas empresas: Rede Globo, com o chamado "padrão Globo de Qualidade" e editora Abril, com foco no jornalismo de entretenimento. "Aquela visão de mercado da Globo foi o diferencial. E a Abril conquistou o público com o entretenimento e revistas femininas. Eles apostaram em um público mais amplo".

    Foi a partir do enfraquecimento dos jornais, em meados dos anos 90, que a internet e os blogs criaram força, chegando, de acordo com o jornalista, um público órfão de informações mais aprofundadas e de pluralidade. Segundo Nassif, a informação produzida hoje na internet fomenta um processo de construção de conhecimento imenso.

    Para ele, os blogs trazem uma nova ótica das notícias, pois tem participação dos leitores. "Num futuro próximo terá audiência somente quem tiver mais informações e fizer as melhores análises", finalizou.

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2291
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-imprensa-brasileira-optou-pelo-sensacionalismo/500107

    Informações relacionadas

    Carla Fernandes, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A Violência Psicológica no âmbito doméstico e familiar

    Notíciashá 13 anos

    Consequencias Reais do Sensacionalismo

    Notícia sensacionalista manipula pesquisa e diz que vegetarianismo “pode causar desordens mentais”

    Dr Julio César, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Criminologia Midiática e a violação do princípio da presunção de inocência.

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 5 meses

    Capítulo 49. Comunicação Falsa de Crime ou de Contravenção (Art. 340)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)