Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A Justiça e o Direito nos jornais desta quarta-feira

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    O Supremo Tribunal Federal inicia nesta quarta-feira (3/10) o julgamento de três petistas que, na época em que o escândalo do mensalão veio à tona, comandavam o partido. O ministro relator do processo, Joaquim Barbosa, será o primeiro a manifestar se o ex-ministro chefe da Casa Civil José dirceu cometeu ou não crime. Também estarão sob a análise o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-presidente do partido José Genoíno, do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, do empresário Marcos Valério e de outros cinco réus. As informações são do Correio Braziliense. Leia mais na ConJur.

    Reclamação a OEA

    O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) anunciou que vai apresentar uma reclamação à Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o resultado do julgamento do mensalão no STF. O órgão internacional não tem poder de interferir em um processo regulado pelas leis brasileiras, segundo ministros e ex-ministros da corte. Márcio Thomaz Bastos, que defende um dos réus do mensalão, diz que todos os advogados estudam a alternativa. As informações são da Folha de S.Paulo. Leia mais na ConJur.

    Dirceu pessimista

    Segundo pessoas próximas a José Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil acompanha as sessões do STF com pessimismo. Embora mantenha a convicção de que as acusações do Ministério Público não sustentam uma condenação, o petista reconhece que alterações de jurisprudência durante o julgamento são desfavoráveis à sua defesa, como, por exemplo, o fim da exigência de ato de ofício comprometedor para condenação por corrupção. As informações são do jornal O Globo.

    Inquérito arquivado

    O STF arquivou o inquérito que investigava o envolvimento do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) com o esquema do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O arquivamento foi pedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, seguindo recomendação do Ministério Público Federal, que não encontrou indícios suficientes para continuar a investigação. As informações são da Folha de S.Paulo. Leia mais na ConJur.

    Julgamentos após eleição

    A quatro dias da eleição e com mais de 3 mil recursos que questionam registros de candidaturas pendentes de análise em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral não pretende fazer sessões extras de julgamento esta semana, véspera do pleito. A decisão da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, é fazer um esforço e julgar todos os processos após as eleições. Porém, se comprometeu em concluir a análise dos casos antes da diplomação dos candidatos, que ocorre em dezembro. Com isso, muitos candidatos podem ser eleitos e não assumir. As informações são do jornal O Globo.

    Morte de presos

    Os familiares de presos mortos dentro de cadeias e presídios poderão ter suas indenizações garantidas, sem a necessidade de comprovar falha do serviço penitenciário. O STF decidiu no dia 21 de setembro que vai dar uma decisão definitiva sobre se o Estado tem de pagar indenização por danos morais e materiais em razão de detentos mortos em assassinatos, rebeliões ou suicídios, mesmo sem a culpa da administração pública. O caso que deu origem à discussão no STF foi de um detento morto enforcado em Porto Alegre, em que a perícia não foi clara se houve suicídio ou homicídio. O tribunal reconheceu a repercussão geral da matéria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Reavaliação de pedidos

    A Controladoria-Geral da União instalou uma comissão interministerial para reavaliar os pedidos de informações sobre orgãos públicos. A comissão será a última instância de recurso para quem teve negado o pedido de acesso aos dados solicitados. O grupo, formado por 10 ministérios, entre eles Casa Civil, Planejamento, Justiça e Defesa, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da própria AGU, também terá como finalidade julgar e fazer a...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-justica-e-o-direito-nos-jornais-desta-quarta-feira/100111417

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)