Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A Justiça e o Direito nos jornais deste sábado

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    Da Costa Rica, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, questionou, nesta sexta-feira (3/5), a validade dos recursos que ainda serão opostos, numa segunda fase, contra pontos da sentença do julgamento do mensalão, informa a edição de O Estado de S. Paulo deste sábado (4/5). Na quinta (2/5), encerrou o prazo para a primeira fase de interposição de recursos pós-sentença, os embargos declaratórios. Em um segundo momento, serão apresentados os recursos que contestam sentenças em que a votação foi apertada (com pelo menos quatro votos pela absolvição do réu), os chamados embargos infrigentes. Dada a mudança de composição do tribunal, que conta agora com o ministro Teori Zavascki, existe a expectativa, nesta segunda fase, de absolvição de alguns dos condenados, avalia o Estadão .

    Ainda Costa Rica

    Em viagem à Costa Rica para participar de um evento da UNESCO sobre liberdade de imprensa, Joaquim Barbosa disse que o STF precisa decidir se "sobrevivem" os embargos infringentes depois da alteração da lei que rege os processos penais, aponta o Estadão . A Folha destaca as críticas do presidente do STF à falta de pluralismo da imprensa brasileira, alinhada mais à direita, em suas palavras, e concentrada em veículos de projeção nacional. O Globo destaca a declaração do ministro de que, no Brasil, a Justiça é mais rigorosa com pobres e negros.

    Fraca nos estados

    Levantamento realizado pela Folha de S. Paulo e publicado na edição deste sábado mostra que, às vésperas de completar um ano, a Lei de Acesso a Informacao não é seguida pelos poderes nos estados. Enquanto na esfera federal, a lei já é amplamente adotada, pelo menos 40 órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário das unidades federativas não divulgam nome e salário de servidores em um só documento.

    Punição de menor

    Reportagem de capa de O Globo revela que a punição de menores dura menos tempo no Brasil. Apesar de ter a maioridade penal igual à brasileira, alguns países da Europa e das Américas têm previsão em suas leis de possibilidades mais severas de punições para adolescentes que comentem crimes violentos ou hediondos. O jornal avalia que, em países onde vigora a mesma maioridade penal que a do Brasil, apenas aqui não há opções para punir com mais rigor menores envolvidos em crimes violentos.

    Sequestro de bens

    A Procuradoria da República em Jales, interior de São Paulo, requereu o sequestro de R$ 36,4 milhões em bens móveis e imóveis dos suspeitos de envolvimento com a chamada Máfia do Asfalto, grupo que teria conduzido esquema para fraudar licitaç...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-justica-e-o-direito-nos-jornais-deste-sabado/100495392

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)