Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    A maior palavra da língua portuguesa

    Publicado por Espaço Vital
    há 4 anos

    Dizia-se que a maior das palavras da língua portuguesa era inconstitucionalissimamente, significando “de modo absolutamente inconstitucional”.

    Pois, recentemente, o neto do criador e mantenedor do Espaço Vital, Marco Antonio Birnfeld, descobriu e apresentou a ele, escrita num pedaço de papel, uma palavra bem maior, composta por 46 letras distribuídas em 20 sílabas. Esta: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

    (Um parêntese: o ligado neto chama-se Victor Birnfeld, tem seis anos e nove meses de idade, e é aluno do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Parque, no Rio de Janeiro/RJ - onde, em aula, foi apresentada a grande palavra).

    É claro que todos os nossos leitores leram a palavra com a maior facilidade...(risos)

    Meu amigo Marco Antonio entregou-me a batata quente, como que dizendo: Vai ver o que é e descobre o significado... Fui atrás e descobri. O Dicionário Houaiss, já na edição de 2001, registra a palavra informando que se refere ao “indivíduo portador de doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas”. Assim, essa, pelo menos por enquanto, passou a ser a maior palavra do português com registro em dicionário.

    Aproveito para lembrar que palavras muito longas não são comuns na língua portuguesa, pois nosso idioma não tende à aglutinação, como o alemão, por exemplo. É certo que passou a ser menos flexivo com a implementação do Acordo Ortografico de 2008, que, entre suas modificações, determinou a aglutinação de prefixos ao restante de muitas palavras, tornando-as mais longas. Mas nada a comparar com a língua alemã. Observe o leitor esta palavra:

    Donaudamfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeanet.

    Espero que alguém com mais conhecimento da língua de Goethe tenha conseguido ler com naturalidade. Já me disseram que até mesmo alemães cultos têm dificuldade para isso. Quanto a nós, talvez a tradução ajude: Associação dos Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio. Diante disso, alguém ainda acha que o português é a língua mais difícil do mundo?

    Grandíssimo ou Grandessíssimo?

    As duas palavras são formas de superlativo absoluto sintético. Mas não têm o mesmo
    significado, como, num processo judicial envolvendo um jogador de futebol, parecem entender tanto o advogado em sua inicial quanto o magistrado em sua decisão. O uso de “grandessíssimo” por parte dos dois tem suscitado divergências no meio jurídico. Segundo o Dicionário Aurélio, as duas palavras devem ser usadas em situações distintas, reservando-se grandessíssimo para situações em que se pretende “reforçar um desaforo” ou “elevar sobremaneira um insulto”

    Aliás, não é de todo incomum o uso equivocado de formas características de aumentativo.

    Exemplo marcante se dá com a palavra poetaço. Querendo elogiar uma poetisa, seu prefaciador chamou-a de poetaça. Contam que a escritora se encheu de orgulho com o “elogio”. Ela também não sabia que “poetaço” significa mau poeta...

    Ainda as cacofonias

    Nosso leitor Dr. José Mario De Boni, de Santa Catarina, fazendo alusão a um recente Gre-Nal em que ocorreu acirrada briga entre diversos atletas, enviou esta pérola: “A partida terminou empatada no placar e em patada no campo”. Eis aí um caso em que a cacofonia deu certo...

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações988
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-maior-palavra-da-lingua-portuguesa/822997209

    Informações relacionadas

    Recurso - TJRJ - Ação Adicional de Horas Extras - outros Procedimentos de Jurisdição Voluntária - contra Estado do Rio de Janeiro

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)