Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A relação médico-paciente e o erro médico. Uma breve reflexão.

    Publicado por Luciana Pimentel
    há 4 anos

    🩺 O reconhecimento da autonomia do paciente e do seu direito de autodeterminação transformou a antiga relação vertical entre médico e paciente numa relação mais igual, no que tange às decisões, consentimento, direito à informação, ou seja, trouxe a participação do paciente no estabelecimento da conduta terapêutica a ser adotada pelo medico para o tratamento preservados sempre os limites do conhecimento técnico e a autonomia do profissional médico.

    .

    🩺 Inadvertidamente nessa relação seja antes, durante ou após uma conduta terapêutica, principalmente a depender do seu resultado, conflitos podem começar a surgir, o ânimos se elevam, e sobrevém os processos judiciais ou disciplinares contra o médico.

    .

    🩺Um aspecto e apenas um desse impasse é que a experiência e a observação têm revelado que muitas vezes a grande frustração do paciente está na ausência de apoio, de informações, o paciente cujo tratamento não obteve o resultado esperado está inseguro, sente-se desprotegido e a falta de dialogo direto com o médico, a ausência do profissional que muitas vezes não atende um telefonema ou responde uma mensagem transforma o medo em insatisfação e aquilo que poderia ser evitado por algumas conversas, ambos os lados buscando uma solução com o médico sempre empenhado em acolher, vira da noite para o dia uma relação discutida em tribunais e Conselhos Regionais de Medicina.

    .

    🩺Médicos e pacientes não começam essa relação como inimigos, mas a depender da conduta principalmente do profissional ao final de uma medida terapêutica cujo resultado não foi o esperado, toda forma de responsabilização do médico será buscada, essa historia será contada em todos os lugares onde o paciente e tudo isso a despeito do fato de em muitos casos existirem meios de conciliar esses interesses, ainda que o erro médico seja verificado.

    .

    🩺 A conduta, o tratamento individual e pessoal dada pelo médico é muitas vezes o início de um diálogo que pode sim resultar em soluções que atendam e ponham fim aos conflitos. Vale a pena sempre buscar esse caminho, se necessário, busque ajuda profissional especializada.

    • Sobre o autorDireito Médico e da Saúde
    • Publicações71
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-relacao-medico-paciente-e-o-erro-medico-uma-breve-reflexao/1102931673

    Informações relacionadas

    Rodrigo Mendes Delgado, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A culpa exclusiva do paciente como causa de exclusão da responsabilidade médica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)